A Guerra Mundo

Vinte e duas crianças entre os mais de 500 civis mortos na região de Kharkiv

None
Foto EPA

Mais de 500 civis, entre os quais 24 crianças, foram mortos na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, disse hoje o Governador da região, Oleg Sinegoubov.

"Desde o início da invasão russa, foram mortos 503 civis, incluindo 24 crianças", disse num vídeo publicado no seu canal na rede social Telegram o governante da região, cuja capital, Kharkiv, tem sido fortemente bombardeada pelo exército russo.

Nas últimas 24 horas, a região do leste da Ucrânia sofreu 34 ataques, que causaram um morto e oito feridos, acrescentou Sinegoubov.

Segunda maior cidade da Ucrânia, com quase 1,5 milhões de habitantes antes da guerra, Kharkiv está localizada a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Rússia e foi palco de intensos combates no início da invasão, mas manteve-se sob controlo das forças ucranianas.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 50.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos civis e militares.

Embora admitindo que os números reais são muito mais elevados, a ONU confirmou hoje pelo menos 1.964 mortos, incluindo 161 crianças, e 2.613 feridos entre a população civil.