Madeira

Estado do mar condiciona serviço de baleeiras aos navios ao largo do Funchal

None

O navio de passageiros 'Le Champlain', que chegou ontem, por volta das 12h30 aos mares da Madeira, só entrou no Porto do Funchal esta manhã, já depois das 7 horas.

Devido ao estado alteroso do mar, o navio de bandeira francesa, que trouxe a bordo 88 passageiros, cancelou o serviço de baleeiras que tinha agendado para este domingo, ficando a pairar na na costa, nomeadamente a norte das Desertas, onde passou parte da noite, por falta de disponibilidade de cais, informou a  Administração dos Portos da Madeira (APRAM). 

O 'Le Champlain' é proveniente de Ponta Delgada, nos Açores, devendo permanecer na Madeira durante 48 horas, seguindo depois viagem para Lisboa. A bordo seguem, também, 113 tripulantes. 

Também o navio Club Med, que chegou ontem, vindo de Sint-Maarten, antecipou a sua partida esta segunda-feira, pois o estado do mar impediu, também, o desembarque dos seus passageiros em baleeiras. O navio com 120 passageiros e 196 tripulantes a bordo, já seguiu rumo a Lisboa, quando tal só deveria acontecer às 15 horas. 

No Porto do Funchal, esta segunda-feira, está o navio AIDAnova, que chegou à Região às 6 horas da manhã, vindo de Las Palmas. Traz a bordo 3.534 passageiros e 1.323 tripulantes, devendo zarpar às 23 horas, rumo a Tenerife, após uma escala de 17 horas na Madeira. 

Quem também está no Porto do Funchal é o World Explorer, tendo chegado no sábado, dia 9, às 15 horas, oriundo de Viana do Castelo. O navio parte hoje às 18 horas, rumo a Ponta Delgada. Chegou com 124 tripulantes e, ontem, embarcaram 87 passageiros, numa operação de 'turnaround', de acordo com informação da APRAM.