5 Sentidos

Novo livro de Rafaela Rodrigues apresentado em Machico

None

O ‘Bartolomeu’, o mais recente livro ilustrado sobre fotografia de Rafaela Rodrigues, foi apresentado esta tarde no Solar do Ribeirinho, em Machico.

Trata-se de uma obra infantil escrita e ilustrada por Rafaela Rodrigues e editada pela Cadmus.

A obra foi apresentada pela fotógrafa Ana Gandum, que começou por dizer que gostou tanto de ver o livro, apesar de não conhecer a Rafaela Rodrigues.

“Eu não acompanho muito a ilustração em geral, mas curiosamente uma das razões, talvez mais inconsciente e talvez mais afectiva que me levaram desde logo a ficar muito seduzida pelo trabalho da Rafaela, foi achar o traço dela belíssimo,” salientou Ana Gandum.

Adiantou ainda que “este livro é de facto, uma criação funcional a partir de uma experiência com materiais que hoje em dia são obsoletos.

A autora da obra referiu que ‘Bartolomeu’ é uma homenagem aos fotógrafos que “trabalham e lidam com a criação de imagens e de recordações”. Ler o livro “proporciona uma possível reflexão sobre a importância da fotografia em formato físico”.

A obra ilustrada conta com o apoio da Câmara Municipal de Machico e é um livro infantil que dá a conhecer a todos o primeiro significado da fotografia: a memória.

No evento marcaram presença a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Machico e o representante da editora Cadmus, Ricardo Bonifácio