Desporto

Dragão qualifica equipa das 'quinas' quase 15 anos depois

None
Foto Global Imagens

O Estádio do Dragão, no Porto, selou hoje a qualificação da seleção portuguesa de futebol para uma fase final do Mundial2022, quase 15 anos após 'selar' o apuramento para o Euro2008.

Bruno Fernandes, aos 32 e 65 minutos, marcou os golos da formação lusa, que bateu a Macedónia do Norte por 2-0, na final do caminho C dos 'play-offs' europeus.

O Dragão festejou, assim, o segundo apuramento, depois do 'nulo' face à Finlândia, em 21 de novembro de 2007, na 14.ª e última jornada do Grupo A de qualificação para o Europeu de 2008, que se realizou na Áustria e Suíça.

Num embate em que Pepe se estreou como internacional 'AA', a formação das 'quinas' penou uma imensidão para lograr o sofrido empate a zero, num jogo em que só respirou de alívio com o último apito do árbitro eslovaco Lubos Michel.

Com grande sofrimento, a formação lusa lá conseguiu segurar o empate, claramente com sabor a vitória, numa noite em que, com as 'estrelas' apagadas, o lateral direito Bosingwa foi o melhor, juntamente com os centrais Pepe e Bruno Alves e o 'trinco' Fernando Meira.

Portugal entrou com Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Caneira, à frente de Ricardo, um meio-campo com Fernando Meira, Maniche e Miguel Veloso e um ataque com Ronaldo, Quaresma e Nuno Gomes. Entraram Raúl Meireles, Makukula e Nani.

Desta vez, face à Macedónia do Norte, 'carrasca' da campeã europeia em título Itália nas meias-finais do caminho C dos 'play-offs' europeus de acesso ao Mundial2022, Portugal viveu uma noite tranquila.

A inspiração de Bruno Fernandes, jogador do Manchester United, que 'bisou', foi determinante para o apuramento da seleção lusa, perante uns macedónios que não conseguiram criar uma única verdadeira oportunidade de golo.

O Estádio do Dragão tornou-se, assim, apenas o terceiro local a 'assistir' a mais do que um apuramento, sucedendo ao antigo e ao novo Estádio da Luz, em Lisboa.

Na nova casa do Benfica, Portugal qualificou-se para o Europeu de 2012 e o Mundial de 2018, depois de a antiga ter sido o local em que se garantiram os apuramentos para os Europeus de 1984, 1996 e 2000 e o Mundial de 2002.

Em solo luso, Portugal também já se qualificou no Estádio Municipal de Aveiro, para o Mundial de 2006, e no de Braga, para o Europeu de 2016, depois de o Estádio das Antas, a antiga casa do FC Porto, ter sido o palco do primeiro apuramento de sempre da seleção lusa para uma grande competição.

Como em 2007, face aos finlandeses, também em 31 de outubro de 1965 Portugal só precisava de empatar com a Checoslováquia para selar um lugar no Mundial de 1966, mas então em encontro da quinta e penúltima jornada do Grupo 4.

Com o guarda-redes 'leonino' Carvalho na baliza, em estreia, Portugal logrou segurar o 'nulo' até final e qualificar-se pela primeira vez para um Mundial, onde encantaria na estreia, com um terceiro lugar que jamais repetiu, nas 'asas' do 'rei' Eusébio (nove golos).

Os restantes apuramentos lusos aconteceram no estrangeiro, mais precisamente em Estugarda, na Alemanha (Mundial de 2006), em Zenica, na Bósnia-Herzegovina (Mundial de 2010), em Solna, na Suécia (Mundial de 2014) e no Luxemburgo (Euro2020).