Madeira

Vinho Madeira é "a excelência dos produtos regionais"

None

O Grupo Parlamentar do PSD realçou hoje que o Vinho Madeira, considerado um 'ex-libris' entre os produtos regionais, "tem conseguido assegurar, ao longo dos anos, o seu lugar enquanto produto de excelência e de referência da nossa Região no Mundo, consolidando-se nos mercados tradicionais e ganhando expressão em novos mercados".

Numa visita à empresa Justino’s, no âmbito do Roteiro de Proximidade dedicado à Marca Madeira, o deputado Guido Gonçalves sublinhou que "tem existido um grande esforço das empresas em se adaptarem aos novos desafios, modernizando-se e adaptando as técnicas de produção, de modo a produzirem maiores quantidades e em melhores condições".

Uma aposta que, conforme referiu, "procura ir também ao encontro dos novos hábitos, estilos de vida e necessidades do consumidor".

“Lidando com um produto centenário, que acompanha a própria história da Madeira, as empresas produtoras de Vinho Madeira tiveram que ultrapassar o modelo familiar e tradicional, se modernizar, inovar e encontrar novas formas de se apresentarem nos mercados, não só no que se refere à embalagem e rotulagem como também na mensagem junto dos consumidores, sem descurar a autenticidade do sabor”, sublinhou.

O deputado destaca que este é "um sector que está intrinsecamente ligado à economia mais tradicional da Madeira e ao seu turismo, tendo beneficiado de um conjunto de apoios por parte do Governo Regional e dos fundos europeus, nomeadamente através de incentivos à produção, ao investimento, à exportação e promoção".

Guido Gonçalves referiu, ainda, que os dados estatísticos do IVBAM (Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato Da Madeira, I.P.), referentes a 2021, apontam para aumentos tanto em quantidade como em valor do vinho generoso ‘Madeira’ comercializado, face a 2020, observando-se acréscimos de 19,8% e 32,1%, respectivamente.