Madeira

"Madeira é referência nacional e internacional na conservação da Natureza"

None

O Grupo Parlamentar do PSD reiterou, hoje, dia 17 de Março, que "a Madeira é uma referência nacional e internacional na política de conservação e preservação da sua Natureza", conforme afirmou a deputada Cláudia Perestrelo, numa visita à Reserva Natural Parcial do Garajau, no âmbito do Roteiro de Proximidade dedicado a esta temática.

Destacando o "grande investimento do Governo Regional nas medidas de salvaguarda da fauna e flora, quer ao nível dos recursos financeiros quer humanos, ao longo dos anos", a deputada apontou como exemplo o reforço de vigilantes da natureza e dos equipamentos ao seu dispor, lembrando que "a Região foi ao encontro das expectativas destes profissionais ao rever e valorizar as suas carreiras".

Cláudia Perestrelo sublinha também que a Madeira é "a região do país com a mais antiga reserva natural do país”, a do Garajau, referindo que "esta é a maior evidência da prioridade que o Governo Regional dá à preservação do seu património natural".

A deputada acrescentou que "a Região possui um conjunto alargado de reservas e zonas protegidas, num equilíbrio entre a presença humana, a conservação das espécies e a regeneração dos ecossistemas".

Em resultado desta política, adiantou, o nosso arquipélago é uma autêntica reserva natural "com dois terços da sua área marinha classificada como área protegida”, enfatizou.

Segundo Cláudia Perestrelo, "a Madeira tem estado à altura", com a adopção de políticas de conservação que têm “permitido o uso sustentado dos recursos naturais, não só pela população atual como pelas gerações futuras, garantindo a proteção da sua enorme diversidade biológica, a qualidade ambiental e o desenvolvimento social.”

A deputada referiu ainda como "bons exemplos" de conservação os projectos que têm em vista a recuperação das populações de espécie ameaçadas ao nível mundial como o Lobo-marinho, assim como os projetos LIFE aprovados e em curso.