Mundo

Português procurado há 10 anos por furto qualificado detido no Peru

None

Um cidadão português procurado pelas autoridades há 10 anos para cumprir uma pena de nove anos de prisão por vários crimes de furto qualificado foi detido no Peru, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ explica que a detenção ocorreu no âmbito do projeto "INTERPOL apoia EL PAcCTO", uma iniciativa do acordo EL PAcCTO, coordenada pela OIPC -- Interpol e financiada pela União Europeia, que decorreu entre 20 de novembro de 2021 e o passado dia 05 de março e contou com a participação de autoridades policiais da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Peru, Espanha, França, Itália e Portugal.

O projeto decorreu em duas fases: a primeira dedicada à partilha e à análise de informação relativa aos objetivos prioritários tendo em conta a violência e gravidade dos crimes cometidos (homicídios, raptos, tráfico de droga, branqueamento e violência sexual contra mulheres) e a segunda que envolvia a localização e detenção dos cidadãos procurados.

A PJ explica ainda que já este ano, entre 22 de fevereiro e 05 de março, a Interpol coordenou várias reuniões de trabalho entre os serviços nacionais de aplicação da lei sul-americanos, que contaram na parte final com a presença de investigadores europeus especializados na localização de fugitivos.

O EL PAcCTO é um programa de cooperação financiado pela União Europeia que procura reforçar as capacidades e facilitar a cooperação internacional.

Segundo a nota, a parceria estabelecida com a INTERPOL visa criar e desenvolver um mecanismo permanente de contacto para a localização de pessoas procuradas pela justiça em toda a América Latina.

Lançadas pela primeira vez em 2018, as operações EL PAcCTO permitiram localizar e deter até hoje 121 pessoas em três continentes, bem como a identificação de 28 locais de interesse investigatório.