Mundo

Sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu costa de Taiwan

None

Um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu hoje a costa de Taiwan, sem se registarem até ao momento vítimas ou danos significativos, revelou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Segundo a mesma fonte, o terramoto, inicialmente estimado numa magnitude de 6,9, registou-se a uma profundidade de 10 quilómetros, a cerca de 70 quilómetros a sul da cidade de Hualien.

Até ao momento não há registo de nenhuma vítima ou danos significativos, noticia a agência France Presse (AFP).

Os Serviços Meteorológicos de Taiwan relataram um primeiro tremor de terra, de magnitude 5,4, às 01:06 [de quarta-feira, 17:06 de terça-feira em Lisboa], seguido por um terramoto de magnitude 6,6, às 01:41 e dois minutos depois por um tremor secundário, de magnitude 6,1.

Uma jornalista da AFP sentiu durante alguns minutos, depois das 01:40, os tremores que abanaram o edifício onde se encontrava, localizado no distrito de Zhongshan, em Taipé.

O governo emitiu alertas para os telemóveis dos habitantes.

A ilha de Taiwan é regularmente atingida por terramotos por se encontrar perto da junção de duas placas tectónicas.

Terremotos de magnitude 6 ou maior podem ser mortais, mas os seus efeitos dependem de sua localização e da profundidade em que ocorrem.

O USGS classificou como "verde" o risco representando pelo terramoto que atingiu Taiwan, prevendo poucas vítimas e danos.

Em janeiro, um terremoto de magnitude 6,2 atingiu a costa leste da ilha, sem danos ou vítimas relatadas.

Em outubro de 2021, um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu o nordeste da ilha, sem causar danos.

Em 2018, um terremoto de magnitude 6,4 atingiu Hualien, um ponto turístico de Taiwan, matando 17 pessoas e causando ferimentos em quase 300.