Madeira

'Francisco Franco' recebeu palestra sobre os solos e os desafios associados à sua gestão

A oradora foi Márcia Melim, da Divisão de Agricultura Biológica da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico

None

O Clube de Ecologia Barbusano, da Escola Secundária de Francisco Franco, promoveu recentemente uma palestra sobre os solos e os desafios associados à sua gestão proferida por Márcia Melim, da Divisão de Agricultura Biológica da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico.

A oradora começou por referir que os solos apresentam uma composição específica (matéria mineral, ar, água, matéria orgânica), albergando igualmente uma biodiversidade que favorece a produtividade dos mesmos.

No decurso da palestra, foi dada informação relativa a cada um dos seus componentes e à sua interação. Márcia Melim destacou que várias ameaças põem em causa a qualidade e a disponibilidade dos solos, entre as quais os incêndios, as alterações climáticas e a agricultura intensiva.

Como arma a essas ameaças, apontou medidas de mitigação para reduzir os efeitos nefastos destas situações, como a reflorestação das áreas ardidas e a escolha de espécies agrícolas e florestais adaptadas aos locais, as quais aumentam a resiliência dos ecossistemas face aos efeitos das alterações climáticas.

Destacou ainda as mais-valias que a agricultura biológica representa para a produtividade agrícola dos solos, tendo exemplificado algumas práticas como a compostagem, a consociação e o empalhamento.

Disse também que os solos não são devidamente valorizados e que é fundamental sensibilizar para a necessidade da sua preservação. Neste sentido, enfatizou que a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu o dia 5 de Dezembro como Dia Mundial do Solo e o ano de 2015 como Ano Internacional dos Solos.