Madeira

PSD entende que a Região incentiva e promove a cultura e a criação artística

Desde 2015, já foram canalizados mais de 3,1 milhões euros apontou a deputada social-democrata Sónia Silva

None

A Cultura foi o tema do Roteiro de Proximidade levado hoje a cabo pelo Grupo Parlamentar do PSD. 

“É nosso objectivo destacar o importante investimento que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos pelo Governo Regional, sobretudo nos apoios aos artistas e associações ligadas ao sector”, afirmou a deputada Sónia Silva, no âmbito de uma vista realizada ao Núcleo Histórico de Santo Amaro - Torre do Capitão, lembrando que este é um bom exemplo de recuperação do património regional, mas também de divulgação das artes plásticas, neste caso de um conjunto de jovens recém-licenciados em Artes Visuais, da Universidade da Madeira.

Na ocasião, os deputados social-democratas tiveram oportunidade de reunir com os jovens cujos trabalhos estão em exposição naquele espaço cultural, tentando perceber como pretendem singrar neste meio.

A deputada sublinhou que existe “um conjunto de apoios, directos e indirectos, que lhes permitem desenvolver as suas actividades, apresentar o seu trabalho e projectar a Região para o exterior”. 

“O incentivo aos novos artistas é garantido não só através dos diversos espaços onde podem expor os seus trabalhos, por toda a Região, como também na atribuição de uma bolsa artística aos estudantes colocados em cursos de índole artística”, disse, destacando, ainda, a existência de concursos, projectos artísticos e residências artísticas, na Ilha e fora dela, assim como a mobilidade de artistas e intercâmbio, iniciativas que são também apoiadas pelo Governo Regional.

Por outro lado, salientou que a valorização da cultura se traduz também nos apoios atribuídos, realçando que, no que diz respeito às associações e outros agentes culturais, desde 2015, já foram canalizados mais de 3,1 milhões euros, sendo que o valor mais alto se registou em 2021, já durante a pandemia, na ordem dos 714 mil euros. 

Sónia Silva referiu ainda que, precisamente durante a pandemia, a Região disponibilizou, cerca de 300 mil euros, através de duas linhas de emergência ao sector das artes e da Cultura, pois o mesmo foi um dos mais afetados. “Este apoio à descentralização é para continuar estando mesmo previstos um aumento de verbas para 2022, face ao aumento das candidaturas e da qualidade dos projectos, que deverá rondar os 750 mil euros”, afirmou.

“O que podemos concluir, com os contactos efetuados é que o setor cultural está vivo, tem conseguido crescer, é resiliente e vai continuar a deixar a sua marca e realizar as suas actividades e dessa forma enriquecer o panorama cultural regional”, sublinhou a deputada Sónia Silva.