A Guerra Madeira

Região pondera operação de triangulação com outros países para ligação à Rússia

Eduardo Jesus conta ter alguma informação mais concreta sobre esta situação até ao final do dia

None
Foto Helder Santos/ASPRESS

O Governo Regional está a ponderar ma operação que envolve a triangulação por outros países através dos quais a ligação à Rússia ainda pode ser feita, a fim de conseguir ajudar os 200 turistas russos a saírem da Madeira. Este é um assunto sobre o qual Eduardo Jesus conta ter mais informações até ao final do dia.

Numa nota enviada à comunicação social, a secretaria regional de Turismo reafirma que o Governo Regional continua empenhado em ajudar os turistas ucranianos e russos que permanecem na Região. "As situações estão a ser acompanhadas sempre em consonância com os operadores e respetivos DMC (Destination Managment Company) na Madeira, assim como com a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)", indica.

O executivo liderado por Miguel Albuquerque lembra que estamos a falar de situações diferentes entre cidadãos ucranianos e russos. O secretário regional, Eduardo Jesus adianta que “para qualquer uma das comunidades o processo passa pelo SEF”. “No caso dos ucranianos que queiram permanecer na Madeira, para os pedidos de protecção subsidiária e, relativamente aos russos, para prorrogação dos vistos que são necessários para que possam viajar de regresso ao país de origem”, explica o governante.

O governante refere que muitos dos vistos requeridos para a viagem estão a chegar ao fim, mas informa que o SEF está preparado para prorrogar para que possam se utilizados na viagem de regresso.

Ainda sem resposta da Embaixada da Rússia

Para já, continua a não haver resposta da Embaixada da Rússia em Lisboa. O secretário regional de Turismo e Cultural sublinha que “neste momento, os cidadãos ucranianos e os cidadãos russos estão protegidos na Madeira pelo Governo Regional que contratou alojamento para os dois grupos. Nesse regime, temos 70 turistas ucranianos e 188 russos”, esclarece Eduardo Jesus.

O governante indica que "a situação deve evoluir numa lógica de apoio social” através da Segurança Social e dos mecanismos que são accionados para esse efeito.

Mais refere que, por esse motivo, a Segurança Social, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania já foi envolvida no processo para que haja a continuidade da protecção destas pessoas e se faça a melhor coordenação de todos os intervenientes

“O Governo Regional está devidamente coordenado e mantém uma equipa na qual participam pessoas das várias ‘frentes de ataque’. O que for possível concretizar hoje, vai ditar o tipo de decisão que temos de tomar nos próximos dias”, assume Eduardo Jesus.

O executivo madeirense afirma que o seu objectivo primordial é conseguir, o mais rapidamente possível, "soluções para estes cidadãos, não só para aqueles que necessitam de ser acolhidos localmente, como também para aqueles que pretendem regressar às suas casas".

“A forte dependência de terceiros, nomeadamente ao nível dos transportes internacionais e as limitações colocadas pelas restrições existentes, coloca-nos num palco de atuação muito exigente”, acrescenta o governante.