Canil Municipal do Funchal (Vasco Gil)

Estaria bem mais feliz se o motivo pelo qual decidi escrever esta carta do leitor fosse de elogio, de agradecimento, de louvor... Infelizmente é precisamente o oposto, e é de coração muito apertado e com a lágrima no canto do olho que volto á recarga neste triste assunto que é a degradação dum Canil onde moram dezenas de animais inofensivos :(

No passado mês de Novembro de 2021, já tinha escrito uma carta do leitor sobre este assunto, ainda fui contactada por alguém que está relacionado com os direitos dos animais, mas a verdade é que o que lá mencionei chegou esta manhã e em força, UM INVERNO RÍGIDO, e ninguém fez nada antes de forma a pelo menos tentar proteger quem depende do humano deste frio que até dói na alma!

O Canil Municipal Vasco Gil, sei que já esteve em piores condições que as actuais, agora quem lá está e há já alguns anos a esta parte tem tentado ajudar no que lhe é possível, melhorando um pouco mas muito aquém das verdadeiras necessidades destes tristes animais, será que é pedir assim tanto a quem de direito, que ajude quem precisa? Será que é pedir assim tanto que se cumpra o prometido antes das eleições? Falamos de Animais e de seres humanos que lá trabalham, que dão o seu melhor e que mereciam mais e melhores condições.

Os espaços onde dormem os cães, estão velhos e sem condições de protecção contra o frio que lá se faz sentir todo o ano, há necessidade URGENTE de lhes dar melhores espaços, casinhas fechadas com boas mantas no interior, arranjar forma de os acolher com conforto, falamos de seres vivos e não de material descartável.

Sei que a zona onde estão os gatos e muito mais bem instalados porque estão num espaço fechado onde não chove dentro nem há vento, nem neve, foi alguém a nível particular que gentilmente assumiu todos os custos inerentes a esta obra, não haverá mais ninguém neste mundo capaz de ajudar os cães?

Será que é assim tão caro dar um pouco de conforto a quem está a passar momentos de terror e de agonia?

Gostaria de relembrar que estamos no século XXI, esta atrocidade que se arrasta há anos tem de ter um fim, chega de sofrimento, chega de assobiarem para o lado, está mais do que na altura e até já vão bem tarde, de tornar o Canil Municipal do Funchal num local digno para quem lá vive sem outra opção até que alguém decida adoptar , sim também é importante saberem que podem adoptar neste espaço e contribuir para salvar um animal carente de um fim de vida tristonho.

Que alguém faça este nome VASCO GIL ser prenunciado como um lugar de alegria, de conforto, de dignidade animal/humana.

Que esta carta seja considerada como um forte e urgente apelo de ajuda por parte de quem sofre e muito mas não tem como se expressar ao Mundo, que mia ou ladra em silêncio e que mesmo assim em sofrimento, ainda confia no humano.

Mónica Ramalho