Madeira

Confiança propõe criação de apoios municipais ao aproveitamento das águas pluviais

None

Os vereadores da Confiança submeteram à reunião de Câmara uma proposta de recomendação para a sensibilização e criação de apoios municipais ao aproveitamento das águas pluviais.

"A 22 de Março celebra-se o Dia Mundial da Água e apesar de nos últimos dias a ilha da Madeira ter sido assolada pela depressão Célia, é muito urgente a tomada de directrizes na preservação deste bem essencial à vida", explica o vereador Miguel Silva Gouveia.

E continua: "A cidade do Funchal é climaticamente deficitária em chuva, dados meteorológicos referem que na zona do Funchal a média da precipitação acumulada anualmente ronda os 600 mm, enquanto na Madeira atinge um máximo próximo dos 3400 milímetros (mm), facto que resulta da acentuada assimetria entre a precipitação entre a costa norte e a costa sul".

Diz ainda que, por outro lado, o aumento demográfico, que consequentemente implica um alargamento de zonas urbanas, maiores quantidades de água para consumo doméstico, agrícola e industrial, promove uma crescente necessidade de água, que é cada vez mais difícil colmatar com a precipitação que, ano após anos, tem sido cada vez mais escassa.

"Além dos investimentos lançados no anterior mandato, superiores a 10 milhões de euros, que se encontram em curso na recuperação de perdas nas redes de distribuição de água potável, a Confiança considera que é urgente a tomada de medidas adequadas para um uso eficiente deste precioso recurso, através de diversas medidas entre as quais ressalvamos a aumentar a taxa de reutilização de água respeitando critérios económicos, técnicos e ambientais", sustentou.

Os vereadores da Confiança apresentam, esta semana, na reunião semanal do executivo uma proposta de recomendação à CMF para:

-  A sensibilização de população, proprietários e projectistas para a implementação de Sistemas de Aproveitamento de Águas Pluviais e de Reciclagem de Águas Cinzentas nas novas edificações na cidade do Funchal.

- A criação de um apoio municipal para proprietários de fracos recursos económicos que ajude na implementação de sistemas domésticos de recolha de água das chuvas, nomeadamente na aquisição de um depósito cisterna e respectivo sistema adutor, para posterior utilização na rega de jardins e/ou lavagem de logradouros, reduzindo o consumo de água potável para estas tarefas.