5 Sentidos

Conservatório apresenta amanhã a ‘II Mostra de Teatro Juvenil Sub-18’

None

A Casa da Cultura de Câmara de Lobos recebe esta quinta-feira, 17 de Março, pelas 21 horas, a ‘II Mostra de Teatro Juvenil Sub-18’, promovida pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.

A exposição conta com as estreias dos espectáculos ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’, de Bertolt Brecht, e ‘Verdade ou Consequência?’, inspirado em ‘Punk Rock’ de Simon Stephens. As apresentações, de cariz gratuito, estão associadas à campanha ‘Cozinha Solidária’, do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, em que irá ser efectuada uma recolha de alimentos não perecíveis antes do início dos espectáculos.

O trabalho ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’, apresenta a cidade dourada Mahagonny, que se situa longe do bulício do mundo e onde tudo é permitido. O texto é de Bertolt Brecht, destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. O espectáculo, com cerca de 45 minutos de duração, terá lugar nos dias 17 e 18 de Março, pelas 21 horas. O trabalho será apresentado pelos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação: Luana Jesus, Matilde Sousa, Júlia Franco, Juliana Anjo, Sofia Ferreira, Nuno Henriques, Beatriz Rosa, Leonor Rocha, Pedro Prioste e Beatriz Silva.  A orientação é do professor João Paiva.

‘Verdade ou Consequência?’ leva-nos a conhecer um grupo de adolescentes que invade a sua escola, à noite, para fazer uma festa clandestina, mas há um que desaparece. Deste imprevisto, conhecem-se verdades imprevisíveis. O texto é de Diogo Correia Pinto (a partir de improvisações propostas aos alunos), inspirado em ‘Punk Rock’, de Simon Stephens. O espectáculo decorre nos dias 24 e 25 de Março, pelas 21 horas. O trabalho será apresentado pelos alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação: Inês Alturas, Vitória Velosa, Sara Sousa, João Temes, Diogo Silva, Margarida Andrade, Vera Barros e Ana Vieira.  A orientação é do professor Diogo Correia Pinto.

As entradas são gratuitas mediante levantamento de bilhete, uma hora antes dos espectáculos, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

Sinopse de ‘Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny’:

As vossas cidades têm esgotos a correr no fundo. Não têm nada por dentro. Só fumo a pairar no ar. Vocês desaparecem dentro delas e elas mais devagar. Longe do bulício do mundo fica Mahagonny, a cidade dourada. Nas vossas cidades há muito barulho, não há calma nem harmonia, nem nada a que as pessoas se possam agarrar porque tudo é mau, mas se vierem para Mahagonny vão cantar e beber, fumar e amar, jogar e comer, porque o grande desejo dos Homens é não sofrer e poder fazer tudo. Ala para Mahagonny e, para que fique tudo esclarecido, aqui tudo é permitido.

Sinopse de ‘Verdade ou Consequência?’:

Um grupo de adolescentes invade a escola à noite para fazer uma festa clandestina. Há um que desaparece.  Conhecem-se desde sempre. São colegas de turma desde a pré-primária.

A polícia entra em acção e começa a interrogá-los.  Começam-se a conhecer as verdades e as consequências serão imprevisíveis.