Madeira

Câmara do Funchal dá sequência à anunciada reorganização interna

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) deu hoje sequência à anunciada reorganização interna, ao aprovar os júris de recrutamento para cargos de direcção intermédia de 2º e 3º grau, proposta a ser agora ratificada em Assembleia Municipal.

De salientar que, na nova Estrutura Flexível, que prevê 52 divisões e 15 unidades, destas 41 terão novos dirigentes a escolher em concurso público regulado por um júri.

“O alargamento do número de departamentos e divisões deveu-se única e exclusivamente a uma maior especialização que nós queremos dar em termos de funcionamento”, justificou o presidente da CMF, Pedro Calado, no final da reunião de câmara.

Pedro Calado esclarece que quando assumiu a presidência da Câmara sentiu que a estrutura que estava a funcionar “não era uma estrutura adequada para a resolução dos problemas de todos os munícipes".

Havia muitos serviços que estavam concentrados numa só estrutura, o que dava alguma confusão em termos de funcionamento. Nós aquilo que fizemos foi ‘separar as águas’, criamos estruturas mais descentralizadas com uma estrutura mais rápida e menos burocrática e aquilo que se pretende é ter estrutura de funcionamento ágil e que vá ao encontro da resolução dos problemas” Pedro Calado, presidente da CMF

O modelo foi hoje aprovado e vem complementar as alterações orgânicas implementadas pelo actual executivo municipal.

Tendo em conta que “80% dos nosso departamentos serão objecto de concurso” desafia todos os funcionários da câmara que “podem e devem concorrer para estes lugares de chefias” – director de departamento e chefe de divisão, até porque “99% dos cargos serão exercidos por pessoas já internas”, apontou, ao concretizar a explicação do que diz ser “um processo transparente e simples”.