Madeira

Mês da Protecção Civil assinalado pela Câmara Municipal do Funchal

None

Decorreu, esta tarde, no quartel de Bombeiros Sapadores do Funchal, a apresentação do ‘Mês da Protecção Civil - Serviço Municipal de Protecção Civil na Comunidade”, que contou com a presença do presidente da Câmara do Municipal do Funchal, Pedro Calado, que destacou toda a actividade desenvolvida entre o serviço de Protecção Civil do Funchal, os Bombeiros Sapadores do Funchal e as demais entidades regionais. 

“Tem sido um trabalho de grande prevenção e formação, que tem resultado num êxito sempre que nós fomos chamados e sempre que tivemos que acudir nas diversas situações de risco que, infelizmente, ocorreram na Região”, disse, frisando ainda que as “alterações climatéricas” têm provocado “surpresas”, nomeadamente no que se refere à periodicidade das mesmas, daí que a CMF têm equipado, quer em termos de recursos humanos, quer em meios técnicos, o Serviço Municipal de Protecção Civil e os Bombeiros Sapadores do Funchal.

Por sua vez, o vereador Bruno Pereira apresentou o “Mês da Protecção Civil 2022», iniciativa que decorre durante todo o mês de Março e que amanhã tem já uma acção de sensibilização sobre incêndios florestais e urbanos na Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras.

No dia seguinte, quinta-feira o Serviço Municipal de Protecção Civil participa nas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Protecção Civil, que ontem se celebrou, mas que por ser Carnaval, será assinalado na quinta-feira.

Além destas duas iniciativas, registe-se ainda a entrega de um sismógrafo na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque, isto no dia 09 de Março, a que se junta, no dia 11, a exposição “Somos Todos Protecção Civil Municipal”, na Praça do Município e que se repete, no dia 18, na Avenida Arriaga.

Note-se ainda a divulgação de dois vídeos, “Desmistificando o Serviço Municipal de Protecção Civil do Funchal” nas redes sociais, mais concretamente a 07 e a 21 de Março, terminando o mês da protecção civil  a 25 de Março  com um peddy-paper, “Descobre e Enfrenta o Risco” e  que envolve alunos das maiores escolas do Funchal, Jaime Moniz e Francisco Franco.