Mundo

Socorristas marroquinos tentam resgatar menino preso num poço há três dias

Rayan tem 5 anos e, na passada terça-feira, caiu num poço com 32 metros de profundidade; as equipas de resgate entraram no terceiro dia de escavações para tentar chegar à criança

None Ver Galeria
Fotos EPA

A missão de resgate para salvar uma criança que caiu num poço com mais de 32 metros de profundidade, em Marrocos, está a mobilizar a atenção internacional.

Rayan tem 5 anos e, na passada terça-feira, 1 de Fevereiro, enquanto estava a brincar caiu num poço estreito e de difícil acesso, localizado na aldeia de Ighran, na região de Chefchaouen, no Norte do país.

Desde esse dia, dezenas de elementos da Protecção Civil marroquina estão a tentar salvar a criança. Uma câmara baixada pelos socorristas permitiu confirmar que Rayan está vivo e consciente, embora aparente ter ferimentos na cabeça.

As equipas de resgate entraram no terceiro dia de escavações para chegar ao menino e já lhe conseguiram fazer chegar água e oxigénio.

As operações intensificaram-se durante a noite junto ao poço, tendo sido aberto um outro um túnel paralelo ao poço com recurso a cinco escavadoras para poder resgatar a criança. 

As primeiras tentativas de socorro falharam, com voluntários de uma associação de espeleologia a descerem pelo poço original, sem conseguirem ir muito longe porque o buraco é demasiado estreito para um adulto.

Entretanto, de acordo com a agência de notícias MAP, os trabalhos de escavação "chegaram a mais de 27 metros, com a esperança de chegar aos 32 nas próximas horas". Falta depois depois ligar os dois túneis.

As autoridades acreditam que Rayan pode ser salvo em breve

"O resgate da criança aproxima-se (...) Os nossos corações estão com a família e rezamos a Deus para que volte a reencontrar-se com seus familiares o mais rapidamente possível", declarou o porta-voz do executivo marroquino, Mustapha Baitas, após uma reunião do governo.

Os trabalhos das equipas de resgate estão a ser acompanhados no local por um grupo grande de pessoas e milhares de outras acompanham o drama nas redes sociais.