Desporto

I Torneio Regional de Walking Football veio para ficar

A ideia é expandir a modalidade na Região e realizar anualmente um torneio nacional

None

A organização do I Torneio Regional de Walking Football, realizado hoje na Ribeira Brava, diz que a iniciativa veio para ficar.

O torneio juntou mais de 200 atletas, entre veteranos, amadores e semi-profissionais.

Ricardo Nascimento, presidente da Câmara Municipal, congratula-se pelo facto de o município ter dado o ‘pontapé de saída’ para a projecção de uma modalidade transversal a toda a gente. Para além da mais-valia para o concelho, em termos de dinamização do comércio e serviços, o autarca elogia a capacidade de trabalho da Universidade Sénior da Ribeira Brava, promotora do encontro, que aposta na aprendizagem, no divertimento e na prática desportiva junto da população menos jovem.

“Isto mostra que somos um concelho inclusivo, que olha para a população sénior com carinho, sendo este projeto exemplo disso, à semelhança de todos os apoios que prestamos às associações que trabalham com estas pessoas”, acrescentou.

Da parte da RUTIS, Rede das Universidades Seniores do país, o presidente Luís Jacob mostrou-se satisfeito pela massa humana que abraçou o desafio e destacou a participação das mulheres que torna “o desporto mais interessante”.

Agora a ideia é expandir a modalidade na Região e realizar anualmente um torneio nacional.

“Olhando para o resultado deste trabalho, estou convencido de que no próximo ano teremos novo torneio de Walking Football na Madeira”, referiu em jeito de desafio, lembrando que, mais do que a competição, este desporto tem por base a inclusão.

Primeira medalha aos 62 anos

Aos 62 anos de idade, Natália Camacho ganhou a primeira medalha da sua vida, fruto da participação no torneio de Walking Football. Uma experiência única que nunca pensou vivenciar, mas que elege como uma das melhores.

“Sinto-me feliz por ter participado nesta prova. Não ligava nada ao futebol e agora descobri o que é ter sensação futebolística”, explica, referindo que a partir de agora será uma atleta mais próxima do desporto.

O mesmo sentimento foi vivido por Olívia Conceição que aos 71 anos jogou futebol pela primeira vez.

“Foi uma maravilhosa experiência que quero repetir”, afinca, referindo que o desporto praticado no âmbito da Universidade Sénior (caiaque, golfe e walking football) torna-a mais ativa, com mais entusiasmo e com objectivos diários.