A Guerra Mundo

Tiros ouvidos no centro de Kiev com aproximação das forças russas

None Ver Galeria

As forças russas aproximaram-se hoje de Kiev e foram ouvidos tiros no centro da capital ucraniana, noticiou a agência norte-americana Associated Press (AP).

O exército ucraniano admitiu que as tropas russas se estão a aproximar de Kiev de nordeste e de leste, segundo a agência France-Presse (AFP).

"Tendo sido empurrado para trás pelos defensores de Cherniguiv, o inimigo procura contornar a cidade para atacar a capital", disse o comando das tropas ucranianas na rede social Facebook.

Um conselheiro do Presidente da Ucrânia disse hoje que Volodymyr Zelensky vai continuar na capital para "demonstrar a resiliência do povo ucraniano", segundo a agência russa TASS.

Esta manhã, no segundo dia da guerra, foram ouvidas explosões em Kiev, que o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, atribuiu ao fogo de baterias antiaéreas que defendiam a cidade.

O Ministério da Defesa russo negou ter lançado um ataque com mísseis contra Kiev, que foi denunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

"Terríveis ataques de mísseis a Kiev. A última vez que a nossa capital sofreu algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazi", escreveu Kuleba na rede social Twitter.

Além de Kiev, a agência turca Anadolu noticiou que também foram ouvidas várias explosões em Lviv, uma cidade perto da fronteira com a Polónia, a cerca de 540 quilómetros da capital.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev.

A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.