País

Grupo Germano de Sousa diz que ataque não comprometeu dados dos doentes

None
Foto Facebook Germano de Sousa - Centro de Medicina Laboratorial

O grupo Germano de Sousa, que foi hoje alvo de um ataque informático, afirmou "não existir qualquer evidência" de que os dados dos doentes tenham sido comprometidos, adiantando que está a colaborar com as autoridades competentes.

"A nossa equipa de cibersegurança está em estreita articulação com todas as autoridades competentes, nomeadamente, a Polícia Judiciária, a CNPD [Comissão Nacional de Proteção de Dados] e o Centro Nacional de Cibersegurança", adianta em comunicado o grupo detentor de uma rede de laboratórios de análises clínicas espalhadas pelo país.

Segundo o grupo Germano de Sousa, o ciberataque, ocorrido na madrugada de hoje, foi "deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes", mas "não existe qualquer evidência" de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.

Afirma ainda no mesmo comunicado que "monitoriza continuamente a segurança da sua infraestrutura e dos seus sistemas de informação", tendo detetado de imediato o ataque informático.

"Foram tomadas medidas técnicas de contenção de forma a garantir a proteção de todos os sistemas", refere, acrescentando que estão a trabalhar para que a atividade retome a normalidade o mais breve possível.