Madeira

Turismo e relacionados empurraram PIB da Madeira para cima

A recuperação face às perdas em 2020, por causa da covid-19, teve forte contributo do sector que confirma e reforça ser o 'motor' da economia regional

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O INE, na sua primeira estimativa para o ano de 2021, aponta para uma taxa de variação do PIB na RAM de +8,0%, em termos reais (ou seja, excluindo o efeito da variação de preços), "constituindo este o registo mais elevado entre as regiões NUTS II do País e ficando substancialmente acima da média nacional (+5,5%)", recorda a Direcção Regional de Estatística da Madeira. Mas o facto evidente é que "o desempenho da Região deve-se à forte recuperação dos serviços prestados às empresas, da actividade turística e das actividades que dela dependem", acrescenta.

Em nota sobre as Contas Regionais, divulgada esta manhã, "por ramo de actividade, em 2021, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) das 'Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares; actividades administrativas e dos serviços de apoio' (+19,9% para 1.344,8 milhões de euros) foi o que mais cresceu em termos reais, seguido do 'Comércio, transportes, alojamento e restauração' (+14,8% ou 1.120,4 milhões de euros)" e "saliência também para a Construção, cujo VAB aumentou 7,2%" (para 276,3 milhões de euros).

Já a "análise aos restantes sete ramos de actividade mostra que todos  apresentaram crescimento em termos reais, com excepção das 'Actividades artísticas e de espectáculos; reparação de bens de uso doméstico e outros serviços', que registaram uma queda de 1,7%. É de salientar que o ramo da 'Administração pública e defesa; segurança social obrigatória; educação, saúde humana e acção social', cujo VAB tem forte contributo do sector institucional das Administrações Públicas, cresceu 4,4% em termos reais", acrescenta a DREM.

PIB por habitante abaixo da média nacional

"Quanto ao PIB por habitante, em 2021, o mesmo fixou-se nos 19.300 euros na Região, aquém da média nacional, que foi de 20.847 euros. A Área Metropolitana de Lisboa (26.665 euros) e o Algarve (21.173 euros) apresentaram valores superiores à média nacional, seguindo-se o Alentejo (19.575 euros) e depois a RAM", especifica. "O Norte (18.166 euros) surge com o PIB por habitante mais baixo, atrás da RA Açores (18.263 euros) e do Centro (18.372 euros)".

Outro indicador da Madeira que são de realçar são "os índices de disparidade do PIB por habitante face à média nacional (PT=100) e face à média da União Europeia (UE27=100) que foram de 92,6 e de 69,5, respectivamente".

"Quanto à produtividade aparente do trabalho, que corresponde ao rácio entre o VAB e o Emprego, esta fixou-se em 34.107 euros, ligeiramente abaixo do valor nacional (37.455 euros)", acrescenta. 

"É de referir que o INE deverá apresentar os valores definitivos para 2021 daqui por um ano, sendo que, devido à pequena dimensão da economia da Região, as revisões poderão ser significativas", adverte a DREM.