Mundo

Banco central russo prevê contração de 7,1% da economia russa no quarto trimestre

None

O Banco da Rússia avançou hoje as previsões da economia russa para o quarto trimestre, antecipando uma contração do produto interno bruto (PIB) na ordem dos 7,1 por cento.

A economia russa já está em recessão, contraiu 4,1% no segundo trimestre e 4% no terceiro trimestre, depois de ter crescido 3,5% nos primeiros três meses do ano.

Como resultado, o banco central prevê uma queda do PIB russo entre 3 e 3,5% este ano, muito acima do esperado no início da atual campanha militar russa na Ucrânia.

A Rússia enfrenta sanções económicas sem precedentes, num total de 12.739, se acrescentarmos as restrições impostas pela comunidade internacional antes e depois da intervenção militar na Ucrânia.

O banco central estima que a Rússia permanecerá em recessão no próximo ano, com uma contração entre 1 e 4 por cento do PIB, embora espere que a economia regresse ao crescimento no segundo semestre de 2023.

Pelo seu lado, o ministério russo da Economia prevê que a Rússia terminará o ano com uma contração de 2,9% e que no próximo ano será de apenas 0,8%.

O Presidente russo, Vladimir Putin, apelou hoje ao seu Governo para aumentar o rendimento efetivo dos russos, especialmente os rendimentos das famílias com crianças.