Mundo

Trump antecipa uma "grande noite" para os republicanos

None
Foto EPA

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump previu que hoje será uma "grande noite" para os Republicanos, antecipando um bom resultado para o seu partido nas eleições intercalares.

O ex-Presidente votou em Palm Beach, no estado da Florida, onde falou aos jornalistas para confirmar o seu apoio ao candidato Republicano Ron DeSantis, que tenta a sua reeleição como governador.

Trump e DeSantis estiveram envolvidos num clima de tensão, quando começaram a circular rumores de que ambos podem estar a preparar candidaturas presidenciais para as eleições de 2024.

"Acho que vamos ter uma ótima noite e isso é emocionante", disse o ex-Presidente, que deverá acompanhar de perto os resultados eleitorais a partir da sua mansão em Mar-a-Lago, onde nas passadas semanas reuniu com vários dos candidatos Republicanos que hoje se apresentam a votos.

As eleições intercalares norte-americanas que hoje se realizam determinarão qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato do Presidente Joe Biden, estando também em jogo 36 governos estaduais e vários referendos estaduais a medidas sobre questões-chave, incluindo aborto e drogas leves.

Em disputa estarão todos os 435 lugares na Câmara dos Representantes, onde os democratas atualmente têm uma estreita maioria de cinco assentos, e ainda 35 lugares no Senado, onde os democratas têm uma maioria apenas graças ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

As eleições podem não apenas mudar a cara do Congresso norte-americano, mas também levar ao poder governadores e autoridades locais totalmente comprometidos com as ideias de Donald Trump. Uma derrota muito pesada nestas próximas eleições pode complicar ainda mais o cenário de um segundo mandato presidencial para Joe Biden.