Madeira

Câmara Municipal de Câmara de Lobos distinguida com dois galardões

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi distinguida com dois galardões que reconhecem a excelência das suas práticas a nível social e de promoção de actividade física. Sâo eles: o galardão 'Autarquia Solidária' e, pelo sétimo ano consecutivo, o galardão Município Amigo do Desporto. A cerimónia decorreu na Mealhada e contou com a presença do vereador Bruno Coelho em representação do município.

A distinção 'Autarquia Solidária', atribuída pela segunda vez ao Município de Câmara de Lobos, reconhece a qualidade da sua intervenção social, nos resultados obtidos e na adopção de processos de melhoria contínua na política social da autarquia. Este reconhecimento resulta da candidatura do município ao programa 'Autarquia Solidária', promovido pela Plataforma Cidade Social

O segundo galardão 'Município Amigo do Desporto', recebido pelo sétimo ano consecutivo, resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e a Cidade Social, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

Este galardão constitui o reconhecimento e a distinção dos modelos de intervenção no desenvolvimento das actividades físicas e desportivas no município de Câmara de Lobos, bem como da partilha de boas práticas de gestão desportiva, em resultado das auditorias feitas ao nível da intervenção no desenvolvimento desportivo.

A distinção 'Autarquia Solidário' permitiu ao município integrar a rede de Municípios Solidários, o que possibilitou a partilha de acções, a formação e partilha de metodologias com outros municípios que implementam acções e programas solidários.

O programa 'Autarquia Solidária' visa auxiliar as autarquias na implementação e reconhecimento de programas de cooperação e desenvolvimento comunitário que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos tem por visão ser a instituição potenciadora do desenvolvimento do município, através da criação e implementação de políticas inovadoras e serviços de excelência que difundam a sustentabilidade territorial e o desenvolvimento social integrado, e assim contribuir para assegurar a ascensão da qualidade de vida do município.

O município apresenta uma vasta lista de programas regulares e pontuais existentes na área social que promoveram esta candidatura, tais como: Estratégia Local de Habitação, Cidades Educadoras, Habitação Camarária, Programa de Estratos Sociais Desfavorecidos, Apoio ao Associativismo, Bolsa de Estudo, Programa de Saúde Rural, Plano Municipal de Transporte Escolar, Campos de Ferias, Projeto Passo a Passo e o Pés de Palco, entre outros.