Madeira

Câmara de Lobos assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras com conferência e mural

None

Na próxima quarta-feira, 30 de Novembro, é celebrado o Dia Internacional da Cidade Educadora, uma data que reporta à implementação da Carta das Cidades Educadoras, proclamada durante o primeiro Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, em 1990.

O Município de Câmara de Lobos volta a assinalar a efeméride com a realização de uma sessão comemorativa/conferência, dia 30, a partir das 9h30, no Museu de Imprensa da Madeira e através de um mural junto à casa da Cultura.

O programa de actividades diversificado incluirá o lançamento do 'Guião de Boas Práticas Municipais 2022-2023, à luz dos princípios das Cidades Educadoras'.

Este guião sintetiza e evidencia as principais práticas e projectos educativos, sociais, culturais, desportivos e outros, promovidos pelo município, em parceria com diversas instituições. Para além disso, dá também visibilidade aos projectos inovadores e diferenciados desenvolvidos pelos estabelecimentos de ensino, no concelho.

Este ano, o lema escolhido para o Dia Internacional da Cidade Educadora, através de um processo de consulta com todos os membros é: 'A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades', procurando reafirmar o compromisso das cidades educadoras com políticas públicas voltadas para o acesso à educação, saúde, trabalho, cultura, prática de atividade física, recreação e participação, e ainda, com o desenho de ambientes urbanos que promovam o encontro, a boa convivência e os processos de inclusão e coesão social.

Na próxima quarta-feira, no período da manhã, está prevista uma sessão comemorativa no Museu de Imprensa – Madeira (MIM), com a presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho,  e do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, sendo que, na sessão de abertura será entoado o hino das Cidades Educadoras pelos alunos(as) da EB1/PE do Covão e Vargem, sob orientação do prof. Élvio Jesus.

No decorrer da manhã terá lugar ainda um painel com a apresentação de boas práticas promovidas no Pré-escolar e 1.º Ciclo (Pés de Palco, É como é, AGIR e Cantinho Multissensorial) e nas Escolas dos 2.ºs e 3.ºs Ciclos e Secundário (Luso Carmo, Showcase School da Microsoft e O Piano na Escola).

Todos os estabelecimentos de ensino do concelho vão associar-se ao tema deste ano, 'A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades', através da elaboração de painéis temáticos, com flores e pombas da paz, que farão parte de um mural no MIM, intitulado com o mesmo nome.

Da mesma forma, a Associação dos Amigos das Artes – Metaphora vai associar-se a esta iniciativa, com uma intervenção de arte urbana (mural urbano) relacionado com o tema, no centro da cidade, contando para tal com a colaboração dos seus membros e voluntários, bem como, de artistas da Roménia que se deslocaram especificamente à região para colaborar neste projeto.