Madeira

PSD apresenta voto de congratulação pelos 150 anos da Banda Municipal de Câmara de Lobos

Foto DR/Banda Municipal de Câmara de Lobos
Foto DR/Banda Municipal de Câmara de Lobos

O Grupo Parlamentar do PSD entregou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação à Banda Municipal de Câmara de Lobos que celebra, este mês, o seu 150º aniversário, enaltecendo o seu papel fundamental na valorização e na divulgação da cultura, bem como, na formação musical, dirigindo, nas pessoas da sua Direção, um agradecimento e reconhecimento, pelo empenho e mestria, a todos aqueles que fazem e fizeram parte da História desta entidade, também conhecida como “Banda Velha”.

Fundada por iniciativa do porto-santense João Nóbrega de Noronha, militar que se estabeleceu em Câmara de Lobos, a 18 de novembro de 1872, no sítio do Saraiva, denominava-se, à época, Filarmónica Recreio dos Lavradores.

Passou ainda pelas regências de João Rodrigues do Nascimento, Artur Maria Lopes, Francisco Fernandes da Silva Júnior, Raul Gomes Serrão, José da Costa Miranda, José António Nunes Faria, Virgílio Vieira Marques dos Ramos, Alberto Cláudio de Sousa Barros e Armando Santos.

Em outubro de 1873, realizava a sua primeira atuação pública, na festa do Santo Servo de Deus. Participou depois em muitos outros arraiais e festividades regionais, um pouco por toda a Região e em outros palcos, fora da Região, chegando, inclusive, a ir à Venezuela, em 1984, a convite do Centro Social Madeirense de Valencia.

Nas primeiras décadas do século XX, fundou, também, uma orquestra de igreja que a acompanhava, oferecendo solenidade à celebração religiosa.

Em março de 1930, foi-lhe atribuído o título de “Banda Municipal de Câmara de Lobos” e, em 1974, ficou habilitada como associação com reconhecida entidade jurídica.

Em 2009, iniciou-se a edificação de um novo espaço para a Banda, sob financiamento de contrato-programa celebrado com o Governo.

Entretanto, coesa, com mais formação, em franco desenvolvimento, em novembro de 1986, a Banda edita o seu primeiro registo fonográfico. Em 2001 e 2002, lança outros dois trabalhos discográficos.

Instituição de Utilidade Pública desde novembro de 1979, recebeu, em 2018, a Medalha de Honra do Município de Câmara de Lobos, pelo assinalável empenho na formação musical de centenas de câmara-lobenses nos seus cento e quarenta e seis anos de atividade, e mais recentemente, no âmbito das comemorações do Dia do Concelho, foi agraciada com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro, pelos cento e cinquenta anos de atividade em prol da dinamização e valorização da cultura e da tradição musical e filarmónica do concelho.

É uma das mais antigas bandas regionais em contínua atividade, tendo dezenas de executantes e um papel primordial na formação de jovens músicos, através da sua Escola “O Lobito", considerado um verdadeiro berço filarmónico para as comunidades do concelho de Câmara de Lobos.