Orçamento Regional

Orçamento da Madeira traz bónus salarial para técnicos superiores, pessoal da saúde e professores

Foto Hélder Santos/Aspress
Foto Hélder Santos/Aspress

A proposta de Orçamento Regional para 2023 contempla um acréscimo de 49,2 milhões de euros especificamente para a subida de salários dos funcionários públicos, sendo que a maior fatia desse valor (31,6 milhões de euros) diz respeito a medidas de valorização salarial aprovadas pela Assembleia da República e que são transpostas automaticamente para os quadros de pessoal regional.

Na apresentação da proposta, que decorreu esta tarde no salão nobre do Governo Regional, o secretário das Finanças explicou que estas medidas de valorização social estão previstas no Orçamento de Estado e que a carreiras dos técnicos superiores é uma das beneficiadas. Algo que considerou justo, pois esta carreira “esta perigosamente perto de se tornar pouco estimulante”.

Os professores têm também razões para sorrir. O Orçamento prevê 9,8 milhões de euros para a recuperação do tempo de serviço do pessoal docente em 2023. Rogério Gouveia lembrou que a Madeira foi a única parcela do país a descongelar a carreira docente.

Há ainda 7,8 milhões de euros para progressões de carreira, contratações e incentivos à fixação de profissionais de saúde. A este respeito, o secretário das Finanças afirmou que este é um dos factores que têm impedido que no Serviço Regional de Saúde aconteçam “coisas infelizes” como no continente, onde há serviços de urgência encerrados devido à falta de pessoal para completar escalas.