Mundo

Milhares marcharam em Berlim contra inflação e aumento dos preços das rendas

Foto DR/aw-journal.com
Foto DR/aw-journal.com

Cerca de 3.000 manifestantes, segundo estimativas da televisão alemã Rbb, marcharam hoje em Berlim, convocados por grupos de esquerda e movimentos ambientalistas, contra o aumento dos preços das rendas de imóveis, alimentos e energia.

A manifestação faz parte do movimento chamado "Redistribuição", aludindo à riqueza, e há algumas semanas que convoca protestos aos sábados na capital alemã e noutras cidades do país.

Os manifestantes defendem a expropriação das grandes imobiliárias, que acusam de especulação imobiliária, e uma redistribuição de riqueza "de baixo para cima".

Nas últimas semanas aderiram ao movimento organizações contra as alterações climáticas, como a Fridays for Future, associações contra a especulação imobiliária e movimentos cívicos nos distritos mais afetados pelo aumento dos preços dos arrendamentos.

A inflação na Alemanha disparou em outubro para 10,4% em termos homólogos, o nível mais elevado do país desde a sua reunificação, em 1990.

O preço da energia doméstica subiu 55%, enquanto o dos alimentos aumentou 20%, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Departamento Federal de Estatística.