País

Investigadores de Coimbra vão estudar práticas ecológicas nas artes performativas

None

Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) vai realizar um estudo inédito sobre as práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas em Portugal.

O estudo, apoiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), no âmbito de um protocolo celebrado esta semana com o CEIS20, tem como objetivo "relacionar os modos de criação e produção artística com as crescentes exigências de práticas justas e de sustentabilidade social e ambiental e analisar o rumo das políticas públicas nestes domínios", afirmou a UC, em nota hoje enviada à agência Lusa.

De acordo com o comunicado, no âmbito do estudo "Práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas em Portugal" será lançado, nas próximas semanas, um inquérito a centenas de entidades e profissionais das artes e da cultura, "com particular ênfase naqueles que têm presentemente apoio da DGArtes, para procurar perceber o impacto da transição ecológica em Portugal".

Segundo os investigadores, este estudo nasce quando, por toda a Europa, se vão discutindo novos modelos de atuação e criando espetáculos, performances, edições, associações e plataformas focadas na sustentabilidade.

"Num momento em que a urgência e o impacto da crise ambiental e das alterações climáticas se tornam, a cada dia, mais evidentes e mais tangíveis em todas as esferas da vida em sociedade, as artes e a cultura não constituem exceção a este panorama de crescente inquietação e envolvimento, num amplo espetro de discursos e práticas, que inclui tanto tentativas de adoção de modelos de trabalho mais sustentáveis, como iniciativas eco-ativistas ou críticas ao 'capitalismo verde' e ao 'greenwashing'", explicaram, citados na nota, os investigadores Fernando Matos Oliveira e Vânia Rodrigues.

"É, no entanto, inequívoco que os modos de fazer do campo artístico e cultural estão a ser interrogados e mobilizados pelas questões ecológicas, fazendo desta uma área de ação, debate e investigação de grande relevância", acrescentaram.

Os investigadores disseram acreditar que o estudo "constituirá uma importante base de trabalho para o futuro".

De acordo com a nota da Universidade de Coimbra, as conclusões e recomendações do estudo serão tornadas públicas no primeiro trimestre de 2023, "através de um relatório em português e inglês", e de ações de disseminação e discussão em diversos pontos do território nacional.