Madeira

Tome nota da agenda para esta segunda-feira, 31 de Outubro

None

A 31 de Outubro celebra-se o Dia das Bruxas ou Halloween. A data actualmente celebrada por miúdos e graúdos, um pouco por todo o mundo, tem origem numa celebração pagã – o festival de Samhain – com mais de dois mil anos, altura em que o povo celta assinalava o fim do Verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos ‘hallow’, que significa ‘santo’, e ‘eve’, que significa ‘véspera’. Portugal não tem uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, mas também se celebra o Halloween no nosso país, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.

Por cá, comemora-se a Festa da Castanha, no Curral das Freiras. O certame organizado pela casa do povo local tem como objectivo de dinamizar e promover este produto agrícola regional, constituindo uma oportunidade para os inúmeros visitantes provarem as iguarias e derivados deste fruto seco: castanhas assadas, licores e bolos. A ocasião é aproveitada ainda para promover um concurso gastronómico a realizar nos restaurantes situados nesta emblemática freguesia.

Numa nota menos festiva, o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), que hoje dá uma conferência de imprensa, às 10h30, na sua sede, na Calçada da Cabouqueira (Funchal), para apresentar o 13.º Congresso dos Professores da Madeira, que terá lugar no Hotel Savoy Palace, nos dias 4 e 5 de Novembro. Em debate estará aquele que é considerado um dos problemas centrais da Educação no país neste momento: o desgaste e envelhecimento da classe docente.

Hoje também é dia de greve geral dos CTT. Os sindicatos que representam os trabalhadores dos CTT avançaram com uma proposta de greve que se prolonga até 2 de Novembro, em protesto pelos "7,50 euros de aumento imposto" pelo grupo aos funcionários.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje:

09h30 Acção Política do JPP que terá como prota-voz o deputado Rafael Nunes, junto à Assembleia Legislativa da Madeira.

10h00 PS promove conferência de imprensa com a presença de Sérgio Gonçalves, na Assembleia Legislativa da Madeira.

11h00 Comemoração do centenário da chegada dos Irmãos de São João de Deus à Madeira, com celebração de acção de graças, na Capela de São João de Deus (sítio do Trapiche). Pelas 16 horas, serão também laçados dois livros, no Museu de Arte Sacra do Funchal. O primeiro, ‘O Beato João de Jesus Adradas’ e a ‘Fundação da Casa de Saúde de São João de Deus no Funchal’, da autoria do P. Aires Gameiro, Carmina Montezuma e João Castela Oliveira, será apresentado por D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal. A segudna obra intitula-se ‘P. Manuel Nogueira (O. H.) – Missionário a toda a prova em Moçambique’ e a apresentação estará a cargo de Maria Paredes.

11h00 Reunião da 4ª Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação para abordar “o regime transitário de regularização dos edifícios sede e similares das associações sem fins lucrativos.

12h00 Deputados PSD/M AR provem iniciativa junto ao Banco de Portugal, no Funchal.

12h00 O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, visita o Centro de Rastreios da RAM, nas instalações do Centro Dr. Agostinho Cardoso, no âmbito das comemorações oficiais do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se assinalou a 30 de Outubro.

16h00 Inauguração da Delegação da Calheta do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra Cancro, no Estreito da Calheta, que contará com a presença de José Manuel Rodrigues.