Mundo

Contagem começa a ser divulgada no Brasil com Bolsonaro na frente

Foto Joedson Alves/EPA
Foto Joedson Alves/EPA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil iniciou a contagem dos votos em urna eletrónica respeitante à segunda volta das Presidenciais brasileiras, com Jair Bolsonaro à frente, com 56,7%, quando estão contabilizadas 1,64% das mesas de voto. Lula da Silva segue com 43,3% dos votos já escrutinados.

Os primeiros dados divulgados dizem respeito às regiões Sul e Sudeste, segundo informações do TSE após a primeira volta, alegando que a transmissão dos resultados, recolhidos a partir das urnas eletrónicas, é mais rápida naquelas zonas.

Só depois é que começam a ser contabilizados os votos do Centro-Oeste e, por fim, os boletins dos estados das regiões Nordeste e Norte, zonas que são bastiões do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), do candidato Lula da Silva.

Na primeira volta, Jair Bolsonaro começou por ter mais votos que Lula da Silva e só quando estavam contabilizados três quartos das mesas de voto é que o candidato de esquerda passou a liderar a contagem.

As urnas de voto fecharam hoje às 17:00 (20:00 em Lisboa) no Brasil. No Brasil, a votação pode continuar em mesas de voto onde ainda haja pessoas na fila para votar depois da hora de encerramento.