5 Sentidos

Grupo de Tocares e Cantares 'Camponeses' celebra 20 anos

Foto DR
Foto DR

O Grupo de Tocares e Cantares 'Camponeses' da Casa do Povo de São Roque do Faial comemorará amanhã, 29 de Outubro, o seu 20.º aniversário.

Das celebrações faz parte um jantar-convívio para os elementos do grupo, dia 29, pelas 20h00, num restaurante da localidade, e no domingo, dia 30, haverá Missa Comemorativa pelas 9h00 na igreja Paroquial de São Roque do Faial.

O Grupo de Tocares e Cantares 'Camponeses' da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundado pelo professor Heliodoro Dória, a 29 de Outubro de 2002, sendo que um dos objetivos do grupo é preservar as canções tradicionais que se cantavam na freguesia por ocasião do Natal, nas tarefas agrícolas e nas romagens de verão. Como pretende ser um grupo de animação tem no seu repertório também músicas tradicionais da região e do país.

A sua primeira atuação ocorreu no dia 24 de Novembro de 2002, no Salão Paroquial de São Roque do Faial, por ocasião das comemorações do Dia do Idoso.

De 13 a 15 de Maio de 2004 fez a sua primeira saída da Ilha, mais concretamente até ao Porto Santo, tendo atuado no dia 14 no centro daquela cidade. Voltou ao Porto Santo em Outubro de 2008.

De 7 a 14 de Agosto de 2006 realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao Concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou duas atuações. De salientar que esta foi a primeira vez que este grupo atuou fora da RAM.

A 30 de Abril de 2006 participou, juntamente com os outros quatro grupos da Casa do Povo de São Roque do Faial, num espetáculo musical para gravação em DVD.

A 14 de Dezembro de 2007 lança o seu primeiro CD denominado "Cantares D’Antigamente".

De 4 a 6 de Dezembro de 2010 o grupo fez uma digressão ao continente tendo participado na final do Concurso de Música Tradicional em Leiria, organizado pela Fundação INATEL, onde obteve um honroso segundo lugar.

De 3 a 7 de Julho de 2014 o grupo viajou até aos Açores, à Ilha do Faial, num intercâmbio com o Grupo de Tocares 'Ilha Azul' da cidade da Horta e de 28 a 31 de Agosto de 2015 recebeu o mesmo grupo faialense em São Roque do Faial.

O grupo voltou ao continente, de 1 a 3 de Abril de 2022, mais concretamente à região do Douro, onde realizou várias atuações com destaque para a participação no Encontro Luso-Espanhol de Música Popular no Concelho de Tarouca, na XIII Edição dos Fins de Semana Gastronómicos e no Encontro de Cantares Populares de Armamar.

Tem em Gabriel Silva o actual responsável máximo.