País

Investimento do Qatar em vistos 'gold' soma 2,28 M€ em quase 10 anos

Qatar é um dos países mais ricos do mundo.   Foto HasanZaidi/Shutterstock.com
Qatar é um dos países mais ricos do mundo.   Foto HasanZaidi/Shutterstock.com

O investimento oriundo do Qatar através da obtenção de vistos 'gold' totalizou 2,28 milhões de euros em quase 10 anos do programa de Autorização de Residência para o Investimento (ARI), tendo sido concedidos cinco vistos.

O Qatar vai ser palco do Mundial de futebol 2022, que arranca dentro de um mês, em 20 de novembro, e termina em 18 de dezembro, dia nacional do país.

Questionada pela Lusa sobre o investimento do Qatar captado por este instrumento, que foi lançado em outubro de 2012, fonte oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) adiantou que foram "concedidas cinco ARI".

Três dos vistos 'gold' foram concedidos a cidadãos do Qatar pelo critério da aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros e dois pela aquisição de imóveis para reabilitação urbana (cuja construção tenha sido concluída há, pelo menos, 30 anos ou localizados em área de reabilitação urbana e realização de obras de reabilitação dos bens imóveis adquiridos, no montante global igual ou superior a 350 mil euros).

Em 2016, foi concedido o primeiro visto 'gold' a um cidadão do Qatar, pela compra de bens imóveis, um investimento de 565 mil euros.

Três anos depois, em 2019, foram concedidos dois ARI ao Qatar no âmbito do critério de aquisição de bens imóveis, dos quais um para reabilitação urbana, num total de 915 mil euros.

Em 2020, ano da pandemia, foi concedido o quarto visto 'dourado', num investimento de 528 mil euros, e este ano foi atribuído o quinto (280 mil euros).

Esta é a primeira vez que o Mundial de futebol acontece num país árabe e no final do ano.