Mundo

Peritos independentes da ONU apelam a Israel para libertar Salah Hamouri

None
Foto Getty Images

Peritos independentes da Organização das Nações Unidas (ONU) apelaram hoje a Israel para libertar "imediatamente" o franco-palestiniano Salah Hamouri, que se encontra em detenção administrativa desde março.

Hamouri, 37 anos, foi condenado em março a três meses de detenção administrativa, uma medida controversa que permite a Israel deter suspeitos sem acusações formais.

A detenção de Hamouri foi prorrogada uma primeira vez em junho, depois em setembro, pela justiça militar israelita, que o considera membro da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP).

O franco-palestiniano nega pertencer a esta organização marxista, considerada "terrorista" pelo Estado hebreu e pela União Europeia.

Salah Hamouri iniciou uma greve da fome com outros 29 detidos palestinianos em 25 de setembro em protesto contra a sua detenção. Foi então colocado na solitária na prisão e terminou a greve após cerca de duas semanas sem comida.

"Estamos preocupados com o abuso sistemático por parte de Israel de procedimentos administrativos e criminais e de informações secretas contra palestinianos, incluindo defensores dos direitos humanos como o sr. Hamouri", disseram os peritos numa declaração emitida pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

"As práticas de detenção a que o Sr. Hamouri está sujeito não são apenas ilegais, são sádicas", acrescentaram os peritos.

Numa carta escrita da prisão israelita de Ofer, na Cisjordânia ocupada, Salah Hamouri tinha pedido em julho ao presidente francês, Emmanuel Macron, para "pressionar" o Estado hebreu a exigir a sua libertação.

As autoridades israelitas acusam as ONG palestinianas, tais como Addameer, para as quais o Hamouri trabalha, de ligações com o PFLP, que negam.

Salah Hamouri foi preso em Israel entre 2005 e 2011 pelo seu envolvimento na tentativa de assassínio de Ovadia Yossef, antigo rabino chefe de Israel e fundador do partido ultra-ortodoxo Shass.

Foi libertado em 2011, pouco antes do fim da sua sentença, como parte de uma troca de prisioneiros que levou à libertação do soldado franco-israelita Gilad Shalit, que tinha sido capturado pelo movimento islamista Hamas.

O smartphone de Hamouri também foi atingido em 2021, enquanto ele estava em França pelo spyware Pegasus da empresa israelita de ciber-segurança NSO, revelaram no ano passado organizações de direitos humanos após a realização de testes ao telefone.