Mundo

Bolsonaro recebido em apoteose no santuário de Nossa Senhora de Aparecida

None
Foto: EPA/Eduardo Valente

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro foi hoje saudado com vigor e aplausos na sua visita ao santuário de Nossa Senhora de Aparecida, dia da padroeira do Brasil.

A presença de Bolsonaro, que assistiu à missa das 14:00 horas locais (18:00 GMT) no maior santuário do Brasil, foi vista pelos seus opositores como oportunista no meio da campanha para o segundo turno presidencial a 30 de outubro.

À chegada à basílica na cidade de Aparecida, Bolsonaro causou uma agitação com gritos de "mito, mito" - como lhe chamam os seus apoiantes.

O líder brasileiro chegou ao santuário depois de assistir à inauguração de uma igreja evangélica no estado de Minas Gerais.

Bolsonaro, que construiu a sua bandeira política com o slogan " Brasil acima de tudo, Deus acima de tudo", sempre apelou à religião e aos ideais conservadores para ganhar votos na sua carreira política.

Embora tenha um forte apoio entre os evangélicos, que constituem cerca de 30% do eleitorado, é casado com uma evangélica e foi mesmo batizado no rio Jordão, confessa ser católico.

A pouco mais de duas semanas da segunda volta, Bolsonaro quer ganhar votos entre os católicos com o mesmo discurso com que ganhou o apoio dos evangélicos, proclamando valores cristãos e conservadores.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu a primeira volta com 48,4% dos votos, contra 43,2%  de Bolsonaro, e as últimas sondagens colocam-no como vencedor na segunda volta, a 30 de Outubro.

O uso da religião como arma no meio da campanha eleitoral foi "veementemente" condenado na véspera pelo Episcopado brasileiro, que lamentou a "intensificação da exploração da fé e da religião como forma de capturar votos na segunda volta".