Madeira

Bruno Melim quer aumentar a representatividade da JSD na ALRAM

Foto DR/PSD
Foto DR/PSD

O líder da JSD/Madeira, Bruno Melim, assumiu hoje, na apresentação da Moção de Estratégia Global 'Agarrar o Futuro' que "um dos principais objetivos para os próximos dois anos e, paralelamente ao cumprimento dos diferentes eixos de atuação prioritários, da renovação interna e do reforço da militância, o aumento da nossa representatividade na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), um compromisso que se justifica à luz do trabalho que, ao longo dos últimos quatro anos, soubemos desenvolver a favor de todos os jovens madeirenses mas, também, à luz de todos os compromissos que temos por concretizar", afirmou. 

O presidente da JSD que, a este propósito, fez questão de sublinhar ser favorável a todos os acordos que venham a ser celebrados e estar de acordo com a coligação, "desde que isso não prejudique o espaço de renovação própria do partido que mudou a Madeira". 

Dividida em dois grandes eixos de atuação – um interno e outro de afirmação externa – a Moção de Estratégia Global 'Agarrar o Futuro' reorganiza internamente a estrutura, tornando-a mais funcional e ajustada aos novos tempos, define metas claras e objetivas a atingir nos próximos dois anos – designadamente em áreas como a Autonomia, a inovação, o emprego, a educação, a saúde e a habitação, para alem do empreendedorismo, a economia digital e a internacionalização, entre outras – prioriza a formação e a aposta em programas como a Universidade Jota, pretende alargar e incentivar o associativismo juvenil e estudantil e desperta as atenções dos mais jovens para o contributo que estes têm a prestar à sociedade e respetiva evolução, deixando o alerta para a importância dos jovens não se conformarem ou acomodarem e lutarem por aquilo que acreditam, sem dar espaço aos seus adversários. 

"Temos de perceber o que é que a nossa geração está disposta a fazer e de que forma é que pretender lutar pelo futuro da Região", disse Bruno Melim, deixando claro que um dos grandes desafios passa, agora, por pensar em novas formas de fazer política e de chegar a mais pessoas, até porque quanto maior for o alcance e a representatividade, maior será a força da JSD.

"É preciso criarmos condições para que a Madeira continue a evoluir"

"Tão ou mais importante do que assumirmos que a Madeira mudou – graças ao PSD, mas também, ao esforço de todos os madeirenses – é criarmos condições para continuarmos a mudar e a corresponder aos nossos sonhos", vincou Bruno Melim, reiterando que a Autonomia de hoje precisa de evoluir e que há um conjunto de competências e poderes que deviam ser diferentes. 

Entre outros exemplos, o presidente da JSD/M lembrou que, do ponto de vista das transferências do Orçamento do Estado, aquilo que é transferido para a Região "não é mais do que 8% de todo o Orçamento da Região", um valor que obviamente faz a diferença, mas não serve para resolver problemas estruturantes. Lembrou, igualmente, a urgência de ser criado um mecanismo capaz e inovador quanto às acessibilidades aéreas, pelo menos no que toca aos estudantes, que não podem continuar sujeitos a pagar 500 euros por 1 hora e meia de viagem e disse, igualmente, que de nada serve uma Autonomia que não resolva os problemas definitivamente. Bruno Melim que, ainda neste capítulo, reiterou, igualmente, a pretensão da JSD para a extinção do cargo de Representante da República, a ter em conta na próxima revisão Constitucional. 

Paralelamente e no âmbito da Moção ora apresentada, defende-se a afirmação da Universidade da Madeira, pela via da inovação, como polo de excelência e a triangulação entre a investigação cientifica, o tecido empresarial e o emprego. Em termos do emprego, a economia digital, a criação e formação de novos quadros e a capacidade de atrair e fixar os empregadores na Região mereceram especial destaque e, na educação, o acesso, no ensino público até ao 12.º ano, aos conteúdos em Inglês e o desenvolvimento dos movimentos estudantis e o incentivo ao associativismo, criando condições para que a mudança comece dentro das próprias escolas, foram outras das prioridades assumidas.

Na habitação, destacou-se a importância das novas gerações, neste novo mundo de trabalho cada vez mais global, privilegiarem não tanto a propriedade, mas, sim, o acesso, sendo a habitação para os mais jovens um dos eixos prioritários para os próximos dois anos. Ocasião em que o líder da JSD/M destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo Regional e pelas autarquias lideradas pelo PSD/M, por oposição ao PS, que, nada tem feito nesta matéria e que, inclusive, como disse recentemente a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, "tem horror à habitação social". "Uma vergonha", frisou.