Madeira

'Prediction' descansa tripulação e reabastece

Fotos Sérgio Ferreira
Fotos Sérgio Ferreira

Mais um dia, mais um iate de luxo atraca no Porto do Funchal procurando abrigo, enquanto a tripulação descansa e procede ao reabastecimento, antes de efectuar a travessia do Atlântico. Em terra é agenciado pela JFM Shipping.

O 'Prediction', construído em 2005, na Holanda, é um navio com 62 metros de comprimento e que pode atingir velocidade máxima de 16 nós náuticos, com uma autonomia que não necessitaria passar pela Madeira não fosse a região reconhecida como porto seguro. É que o megaiate pode alcançar a distância de 5.800 milhas náuticas.

Com capacidade para albergar 18 tripulantes, o 'Prediction' pode receber até 11 passageiros, um deles o dono e a família (mulher e dois filhos), norte-americanos e, claro, com fortuna de muitos milhões.

Robert Lourie tem 66 anos e tem uma fortuna calculada em 500 milhões de euros. Na carreira profissional é director na Renaissance Technologies, empresa aliás wue ainda a semana passada foi falada aqui, pois outro megaiate, precisamente do fundador desta companhia, James Simons, esteve atracado no mesmo cais.

Superiate 'Archimedes' de matemático bilionário está atracado no Porto do Funchal

Chegou ao Funchal, ontem, à hora do almoço e permanecerá pelo menos até amanhã, o superiate 'Archimedes', que tem nome de um dos mais conhecidos matemáticos da Grécia Antiga, mas que curiosamente - provavelmente mesmo por isso - também é detido por um matemático dos tempos contemporâneos que é um bilionário que fez fortuna em fundos de capital de investimento, James (Jim) Simons.

As coincidências não acabam aqui, Lourie e Simons são primos e ambos os iates estão registados nas Bermudas, ilha que por estes dias é território pouco recomendado dada a aproximação do furacão 'Larry'.

Segundo o site Superyatch Fan, "Robert e a sua esposa Lisa são filantropos activos, doando milhões para financiar o Centro Lourie de Esclerose Múltipla Pediátrica. O Centro dedica-se ao atendimento de crianças e adolescentes com Esclerose Múltipla e à realização de pesquisas que levem a avanços no diagnóstico e tratamento", além de financiarem o Lisa and Robert Lourie Imaging Suite, uma combinação de um scanner PET e ressonância magnética na mesma unidade - que permite que dois métodos de imagem diferentes e complementares sejam aplicados simultaneamente - apresentando uma oportunidade excepcional para expandir a pesquisa".

Lourie comprou o 'Prediction' em segunda mão, uma vez que pertencera a outro milionário. O nome do megaiate é, por isso, uma "referência ao seu trabalho, pois ele é director da Futures Research da empresa" , dedicando-se procurar antever para onde vai a indústria tecnológica e aí investir.

A sua construção custou 50 milhões de dólares (42,1 milhões de euros) e o custo anual de manutenção é de cinco milhões de dólares (4,2 milhões de euros).