Madeira

Navio de pesquisa oceânica da Marinha inglesa está no porto do Funchal

HMS Scott é o único navio que desempenha estas funções na Royal Navy

None

Chegou hoje ao porto do Funchal o navio HMS Scott, o navio de pesquisa oceânica pertencente à Marinha inglesa. O navio de 131 metros encontrava-se a navegar há cerca de 24 dias, depois de ter saído de Gibraltar. 

O HMS Scott foi construído em 1997 e possui vários sistemas de sonar e equipamentos de processamento de dados que permitem mapear o fundo do oceano por todo o mundo, bem como outros sistemas que permitem recolher dados relativos ao clima.

O navio tem capacidade para permanecer no mar durante 300 dias por ano, com uma tripulação de 42 pessoas, sendo que o pessoal tem um horário rotativo que lhes permite gozar de férias.

O objectivo desta tripulação passa por navegar pelo mundo por forma a recolher informações que sirvam para planos operacionais e de planeamento. 

Mantimentos em larga escala

O navio partiu na sua mais recente missão no início do mês de Junho, depois de um período de manutenção e de treino. A rota passa pelo Atântico Norte para recolha de dados.

Aquando da sua partida de Inglaterra, a Marinha Real publicou um artigo em que explicava o teor desta viagem e deixava algumas curiosidades. Além dos equipamentos necessários para cumprir a sua missão, o HMS Scott traz consigo mantimentos em larga escala: 1.800 salsichas, 3.000 ovos, 6.000 fatias de bacon, 500 litros de detergente para loiça e 1.440 rolos de papel higiénico.

Segundo o comandante Tom Harrison, "o papel único deste navio significa que, às vezes, é p herói anónimo da Marinha Real". "Operando a milhares de quilómetros de terra, às vezes fica um pouco fora do radar, mas o seu trabalho é vital  para segurança e protecção e, como tal, vital para a nossa nação", concluiu na mesma reportagem.