Eleições Autárquicas Madeira

Pedro Coelho promete continuar a ajudar pescadores de Câmara de Lobos

None

A candidatura do PSD à autarquia de Câmara de Lobos reuniu esta manhã, com a direcção da associação 'CoopescaMadeira', com Pedro a reiterar o compromisso de “intensificar as negociações com as instâncias regionais, nacionais e europeias para reforçar o apoio aos pescadores, nomeadamente para a construção e modernização de embarcações e revisão das restrições à captura do peixe-gata (xara).”

Segundo o cabeça de lista do 'laranja', os representantes dos armadores salientaram o facto de o sector das pescas ser pouco apoiado na Região Autónoma da Madeira.

Ainda assim, a CoopescaMadeira alerta que “todo o Peixe Espada-preto que é pescado na Madeira só pode ser comprado por apenas duas empresas".  Uma situação que, a seu ver, "limita a concorrência e é uma situação de oligopólio".

"O pescador fica limitado ao preço fixado por aquelas empresas. Actualmente, o preço por Kg é de apenas 3 euros, quando em 2008, o mesmo pescado era descarregado em lota a 3,75 € ao Kg. Enquanto o preço pago ao pescador desce, os custos de exploração sobem a cada ano”, explicam.

Nesta linha, a Coopesca defende que "é urgente a revisão dos preços, dado que o mercado está a retomar e a procura está níveis de 2019".

“Esta situação pode ser ultrapassada se os armadores e os pescadores, através da CoopescaMadeira, colocar livremente e directamente o pescado no mercado, como é feito, por exemplo, em Sesimbra”, insistem os representantes dos armadores.

Foi ainda expressa a preocupação com a pesca da 'Ruama', dado que “o rendimento médio dos pescadores ronda os 400 eurps. "É necessário ajudar os armadores e respetivas tripulações”, salientou a CoopescaMadeira.

Face às preocupações expressas pelos representantes do sector pesqueiro, Pedro Coelho, reiterou, de forma perentória, o compromisso de prosseguir as negociações com a Secretaria Regional do Mar e Pescas, o Ministério do Mar e com a Comissão Europeia, tendo em vista a urgente revisão dos regulamentos comunitários, por forma a permitir a construção de novas embarcações.

“A actual proibição de construção de novas embarcações está a colocar o sector em risco. Existem armadores que querem renovar as suas frotas, mas tal não lhes é permitido,” referiu o candidato. Pedro Coelho partilha das preocupações da CoopescaMadeira e refere que efetivamente “não é compreensível que, quando todos os sectores de actividades estão a modernizar os seus fatores de produção, no caso das pescas tal não é autorizado, como é o caso da obrigatoriedade imposta de redução de potência dos motores das embarcações.”

Pedro Coelho reiterou ainda o compromisso de pressionar a Secretaria do Mar e Pescas para que seja "célere" na conclusão do estudo sobre a 'Xara', por forma responder às preocupações levantadas pela Comissão Europeia e ultrapassar a actual proibição de pesca assessória.