Eleições Autárquicas Madeira

Chega exige novas instalações para vacaria do Caniço

None

O candidato pelo Chega, à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Nélio Gouveia, juntamente com a candidata à Junta de Freguesia, Maíza Fernandes, exigem providências urgentes para realocar a Vacaria localizada na Mãe de Deu, no Caniço. 

Os candidatos dão conta de que os moradores, comerciantes e visitantes se sentem incomodados com o "intenso mau cheiro" causado por aquele negócio, uma vez que no terreno "há vários aglomerados de fezes das vacas, sendo que quem permanece no local percebe o constante e intenso mau cheiro característico desse tipo de exploração". 

Para além disso, a candidatura do Chega constata a presença de moscas e mosquitos, "resultantes das fezes das vacas". Outra preocupação é a contaminação do solo e possíveis linhas de água, já que "o terreno, onde estão colocados os bovinos, não está impermeabilizado". 

Os moradores relataram que quem vive próximo à vacaria, não consegue compradores para seus terrenos, do mesmo modo que empresas de construção não investem naquele local. Os comerciantes da região relataram que após as 22 horas o cheiro que vem da vacaria incomoda seus clientes, o que faz com que muitos empresários fiquem receosos em abrirem ou ampliarem seus negócios ali. Os moradores que residem próximo ao local já apresentaram diversas reclamações junto aos órgãos competentes e inclusive foi entregue à CMSC um abaixo assinado pedindo a deslocação da vacaria.

O Chega acusa a autarquia de "ignorar por completo a situação", uma vez que licenciou a exploração daquele espaço até 2025. "Trata- se de uma situação que atenta contra a saúde pública das pessoas que vivem ali". 

Os candidatos consideram que o sítio da Mãe de Deus poderia ser muito mais desenvolvido se não fosse a vacaria e a falta de estruturas básicas como saneamento básico e transporte público adequado às necessidades dos moradores.

A candidatura do Chega esclarece que o objectivo não é o encerramento da vacaria, apenas a deslocação da exploração para outro espaço fora do perímetro urbano. 

O objectivo é que a CMSC faça a verdadeira política social e por isso que dê prioridade ao bem estar da população que lá reside, devendo a vacaria ser transferida para um local adequado para este tipo de exploração, fora do perímetro urbano, contribuindo para a melhoria das condições de vida e de saúde dos moradores da Mãe de Deus, bem como para o desenvolvimento e valorização daquela região.