Madeira

Secretaria do Ambiente apresenta trabalho de investigação artística sobre as Selvagens

None
Foto arquivo

A Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) promove na próxima terça-feira, dia 7 de Setembro, às 16h00, no Auditório da Quinta Magnólia, o evento 'Ilhas Selvagens - El Horizonte Expandido'. Na ocasião será apresentado o trabalho de investigação homónimo.

Recorde-se que esteve em curso, nas Ilhas Selvagens, um trabalho de investigação cultural e artística inédito, inserido numa tese de doutoramento que está a ser desenvolvida na Universidad del País Vasco/ Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV / EHU).

Este estudo pretendeu avaliar, numa perspectiva artística e naturalista, a integração do homem no território, num espaço onde a natureza se encontra como valor principal a preservar.

De acordo com Alicia Pardilla, um dos três investigadores que foram à Selvagem Grande, a ilha foi um dos espaços escolhidos para o desenvolvimento deste trabalho, na medida que "é um dos mais selvagens, menos transformados e menos alterados às mãos do ser humano em toda a Macaronésia".

A investigadora refere ainda que não existem investigações artísticas precedentes que contribuam para ampliar o conhecimento científico, a partir da arte, neste conjunto de ilhas.

"Este estudo vem colocar um enfoque em valências ecléticas, por vezes pouco valorizadas das áreas protegidas, para lá daquelas que são, normalmente, consideradas as suas valências de raiz", sublinha.