Madeira

Árvore que só existe na Madeira em risco crítico de extinção

Até metade das árvores selvagens do planeta podem estar em perigo, alertam os especialistas

None
Foto Wikipédia

Metade das espécies de árvores selvagens no mundo está em risco de extinção. O alerta é de um relatório de uma das mais importantes organizações não-governamentais de botânica, citado pela TSF.

A Madeira aparece em destaque na lista, com uma espécie em risco crítico: o mocano.

Trata-se de uma espécie endémica, e hoje muito rara, depois de ser declarada extinta nas Canárias. Os especialistas da Botanic Gardens Conservation International dizem que, se nada for feito, acabará por desaparecer completamente.

Esta é uma das mais de 100 espécies de árvores selvagens em Portugal, das quais nove estão sob ameaça, incluindo quatro que, para além do mocano, causam maior preocupação: o cedro-da-madeira, o buxo-da-rocha, o loureiro-de-portugal e o marmulano.

Paulo Lucas, da associação ambientalista Zero, considera que a acção do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas tem sido "insuficiente" em alguns casos, mas "positiva" noutros.

"É de louvar o trabalho do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas no sentido da tentativa de recuperação destas espécies, mas o mesmo não tem acontecido em relação ao carvalho de Monchique, que é uma espécie que está criticamente em perigo de extinção, em Portugal", refere, acrescentando que "esta espécie está cada vez mais em declínio e necessita de medidas de conservação urgentes". disse em declarações à TSF nacional.

No resto do mundo o cenário é muito mais sombrio. O estudo feito ao longo de cinco anos sobre as quase 60 mil espécies que existem no planeta conclui que um terço está à beira da extinção, valor que os cientistas admitem que possa ser maior, atingindo metade do total. Apenas 40% são dadas como seguras.

O Brasil - lar da Amazónia, a floresta mais diversa do planeta - tem o maior número de espécies de árvores ameaçadas. São quase 1800, incluindo o mogno de folhas grandes, o pau-rosa e a família que inclui as pitangas.

As principais ameaças às árvores são a desflorestação por causa da agricultura, a exploração para a produção de madeira e a proliferação de pragas e doenças. Os cientistas avisam também que as alterações climáticas estão a ter um impacto claro. O estudo pede, por isso, uma acção urgente para evitar o colapso do ecossistema.