Madeira

Céu nublado e possibilidade de chuva fraca nas terras altas

Apesar da previsão de chuva, a Costa Norte e Costa Sul da Madeira, tal como o Porto Santo, continuam sob aviso amarelo devido ao tempo quente até ao dia 4 de Setembro

A temperatura da água do mar poderá rondar os 24/25ºC.
A temperatura da água do mar poderá rondar os 24/25ºC., Foto Castro Cícero/Shutterstock

A temperatura máxima pode chegar aos 29 graus Celsius (ºC), esta sexta-feira, na Madeira. Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera-se um dia de céu muito nublado e há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, mais prováveis nas terras altas durante a tarde.

Em Porto Moniz - localidade onde o IPMA prevê precisamente que seja registada a temperatura mais alta do dia - existe probabilidade (%) de chuva pelas 18 horas (67%), sendo mais provável às 21 horas (78%). Também em São Vicente (43%) e na Ponta do Pargo (33%) poderá haver registo de aguaceiros.

Apesar da previsão de chuva, a Costa Norte e Costa Sul da Madeira, tal como o Porto Santo, continuam sob aviso amarelo devido ao tempo quente até ao dia 4 de Setembro. O IPMA lança o 'alerta' com base na persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Aviso amarelo de tempo quente na Madeira prolongado até sábado

29.2 ºC no Porto Moniz foi a temperatura máxima mais alta hoje registada até às 14 horas

O vento em geral irá soprar fraco (10 a 20 km/h) predominando do quadrante leste.

Localidade Máxima (ºC)
Porto Moniz 29ºC
Porto Santo/C.ª de Lobos/Ponta do Sol/São Vicente 28ºC
Funchal/Calheta/Machico 27ºC
Santana/Santa Cruz 26ºC

A previsão do IPMA - que é actualizada duas vezes durante o dia - indica ainda que a Madeira (7) e Porto Santo (7) estão em risco muito elevado de exposição solar num Índice (IUV) que vai de 1 (baixo) a 11 (extremo). É por isso aconselhado a utilização óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar.

A temperatura da água do mar poderá rondar os 24/25ºC e as ondas serão inferiores a um metro na Costa Sul. Pela Costa Norte as vagas derivam de noroeste e devem subir até um metro.