Eleições Autárquicas Madeira

‘Funchal Sempre à Frente’ quer viabilizar construção de crematório para animais

None

A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ defende parcerias com as entidades privadas que se dedicam à proteccção dos animais,  com o objectivo de melhorar a prestação de serviços a esse nível no concelho. A defesa da causa animal é, de resto, uma das prioridades do programa eleitoral da coligação PSD/CDS.

Neste âmbito, e no contexto de uma visita à Dogtel, na freguesia de São Gonçalo, Pedro Calado anunciou que se ganhar a autarquia irá viabilizar a criação de um crematório para animais.

"O pedido de licenciamento já foi feito à CMF por parte desta entidade privada há mais de um ano, mas sem qualquer resposta até ao momento, observa o cabeça-de-lista, assumindo o compromisso de "agilizar" o processo caso vença as eleições.

Calado considera que neste momento a causa animal está ao “abandono" no concelho.

“O município do Funchal tem um canil que está fechado às entidades privadas. É um canil municipal que funciona sobre fortes restrições. Tem um crematório que não é utilizado para fora. Não há parcerias com entidades privadas  e aquilo que nós queremos é exactamente o contrário. Queremos fazer parcerias e  incentivar a dinâmica empresarial, como este  do  projecto de construção  de um crematório municipal para animais”, salientou.

A Dogtel é um hotel para cães e disponibiliza serviços em várias áreas. Está num terreno com mais de 10 mil metros quadrados, emprega 5 pessoas e fez um investimento significativo. No entender de Pedro Calado este espaço “hoje poderia estar a servir toda a população do Funchal se o actual executivo camarário  trabalhasse em parceria”. O candidato reitera “que a causa animal neste momento é inexistente e não está a ser bem servida pela CMF”.

“Nós queremos fazer a requalificação do canil municipal  e queremos concretizar um projecto como este que aqui está”, sublinhou.

Para além destas iniciativas, Pedro Calado propõe um programa  de sensibilização  e de formação dos mais jovens nas escolas para a importância da defesa da causa animal. Outra aposta passa  por fazer uma campanha com as juntas de freguesia,  através de protocolos para a esterilização e vacinação dos cães e dos gatos.