Eleições Autárquicas Madeira

‘Funchal Sempre à Frente’ garante balcão dos CTT em todas as freguesias do concelho

None

Em reunião, a candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ e a administração dos CTT, fecharam um acordo que permite o alargamento do serviço postal a todas as Casas do Povo e Juntas de Freguesia do concelho do Funchal.

Pedro Calado, cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS à CMF, anunciou, esta terça-feira, 31 de Agosto, o compromisso assumido entre as partes, em assegurar um balcão em todas as freguesias do concelho. Da reunião resultou também a decisão de alargar o horário de funcionamento do serviço para todo o dia.

O candidato visitou esta terça-feira a Casa do Povo de São Gonçalo, onde já funciona um balcão dos CTT. Pedro Calado aproveitou a ocasião para congratular a instituição pelo trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos e meio de existência. “Para além de toda a sua dinâmica social, tem dado um grande apoio a toda a população na prestação de serviços de correio”, enalteceu o candidato.

Pedro Calado realça que neste contrato de parceria, a candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ conseguiu uma comparticipação financeira, aliviando os encargos das instituições que vão ficar com um balcão dos CTT.

Dá como exemplo o que se passa na casa do povo de São Gonçalo. "Os CTT estavam a utilizar estas instalações sem comparticipação financeira. O que se conseguiu foi que pagassem pelo menos um funcionário que vai dar apoio ao balcão. Desta forma, vamos aliviar financeiramente a Casa do Povo e este compromisso estende-se a todas as outras instituições. É um custo que passa a ser feito pelos CTT. Por exemplo, a casa do Povo de São Gonçalo tem cerca 800 movimentos mensais e neste momento é prestada uma pequena percentagem financeira em função do número de serviços realizados. Agora passa a ser diferente”, salientou.

Para além disso, os CTT vão voltar assegurar o pagamento dos vales das pensões e reformas. Para Pedro Calado, “trata-se de um passo à frente que vai facilitar os idosos que se viam quase obrigados a ter uma conta para que as pensões fossem pagas por transferência bancária".

Naturalmente que essa situação provocava algumas dificuldades aos idosos além dos atrasos que se verificava. Há pessoas idosas que não têm possibilidade nem conseguem materializar o uso do cartão multibanco e transferências bancárias. Aquilo que se conseguiu foi que os CTT fizessem o pagamento das pensões , através de vale postal aos balcões. O objectivo deste acordo com os CTT foi chegar mais rápido à população idosa dando-lhes mais condições de serviço, conseguimos apoiar financeiramente as casas do povo que ganham mais autonomia financeira e alargar o serviço postal a todas as juntas de freguesia e Casas do Povo. No fundo cobrir todo o concelho do Funchal, prestando aos idosos um melhor serviço , com mais qualidade, mais rápido e com outra dignidade.