Eleições Autárquicas Madeira

‘Funchal Sempre à Frente’ anuncia solução para transporte público no Funchal

Projecto-piloto de serviço à chamada para carreiras dos Horários do Funchal entra em vigor amanhã

None

A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’, liderada por Pedro Calado, diz que, em contacto com a população, sobretudo das zonas altas de São Roque e de Santo António, detectou algumas “dificuldades e lacunas no transporte público de passageiros, sobretudo ao fim-de-semana.”

A população pediu à candidatura da coligação do PSD/CDS à presidência da Câmara Municipal do Funchal uma solução. Há zonas que pela dificuldade de acesso ou pela pouca afluência de utentes não se justificava ter um autocarro disponível para fazer essas viagens. Perante a reivindicação da população, o candidato Pedro Calado entrou em contacto com a Empresa Horários do Funchal, com a qual chegou a um entendimento.

O cabeça-de-lista anunciou que a solução encontrada permite que nas tardes de sábados, domingos e feriados, os utentes possam requerer autocarro mediante um contacto telefónico para a empresa, de acordo com as horas definidas. 

Pedro Calado adianta que o objectivo da Horários do Funchal é “prestar um serviço adaptado às necessidades dos seus utilizadores, nomeadamente para as zonas altas do Funchal e garantindo a eficiência dos recursos ao seu dispor.” Será,então, implementando numa fase piloto este projecto de transporte de passageiros à chamada, na carreira 93 – Galeão/São Roque.

Este serviço permitirá que o utilizador possa requerer o transporte público, aos sábados às 16h05, 17h05 e 18h05; e domingos e feriados às 15h05, 16h05, 17h05 e 18h05, bastando ligar para um dos números disponíveis ( 291 705 563 ou 96 50 59 005) com antecedência mínima de 10 minutos antes do início da viagem com os horários estabelecidos e já referenciados.

A implementação deste projecto ocorre amanhã e fica disponível até Dezembro, sendo depois reavaliada a sua continuidade e possível extensão a outras carreiras que servem as zonas altas. Para este serviço, a empresa conta com autocarros 4x4, especialmente adaptados à orografia destas.

Pedro Calado garante que esta solução alternativa permite “fazer uma boa conciliação de utilização de recursos públicos, indo ao encontro das pretensões da população.”