Eleições Autárquicas Madeira

‘Funchal Sempre à Frente’ selecciona finalistas do Orçamento Participativo Jovem

Iniciativa recebeu dezenas de propostas

Os jovens autores das propostas seleccionadas, farão um ‘test-drive’ com Alexandre Camacho, tetracampeão do Rali Vinho Madeira.
Os jovens autores das propostas seleccionadas, farão um ‘test-drive’ com Alexandre Camacho, tetracampeão do Rali Vinho Madeira.

Entre dezenas de propostas enviadas para as mais variadas áreas de actuação municipal, a coligação ‘Funchal Sempre à Frente’ seleccionou as propostas finalistas do Orçamento Participativo Jovem.

Entre as propostas vencedoras estão:

  • A criação de uma associação/abrigo de animais sem dono; 
  • A instituição da Semana da Juventude do Funchal;
  • A recuperação dos jardins do Almirante Reis, através da criação de um campo para a prática de rugby de 7 e a instalação de uma parede de escalada;
  • A criação de uma Rua Ecológica, com forte componente de inovação e tecnologia no centro da cidade; 
  • A construção de um ginásio no Centro Náutico de São Lázaro ou a realização de workshops de alimentação rápida e saudável.

Os jovens, cujas propostas foram seleccionadas, serão agora contactados para a realização de um ‘test-drive’ com Alexandre Camacho, tetracampeão do Rali Vinho Madeira. Parte dos finalistas terão essa experiência já esta sexta-feira, 10 de Setembro, antes do Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos, enquanto os restantes farão o ‘test-drive’ antes do Rali do Faial, a 2 de Outubro.

Para Pedro Calado, a iniciativa foi um sucesso. “A adesão que tivemos mostra que os jovens do Funchal querem ajudar a construir uma cidade melhor, mais inclusiva. Querem mostrar que têm voz e que querem participar activamente no presente e no futuro do Funchal. Agradeço a todos os que se associaram a esta iniciativa e garanto a todos os jovens funchalenses que, enquanto presidente da Câmara do Funchal, vou estar sempre muito atento às suas necessidades”, afirmou o candidato da coligação ‘Funchal Sempre à Frente’.

O Orçamento Participativo Jovem foi lançado pela coligação ‘Funchal Sempre à Frente’ no último dia 12 de Agosto. Foi pedido aos jovens funchalenses até 30 anos que contribuíssem com ideias, projectos e iniciativas que possam melhorar o Funchal ou a vida dos que vivem na cidade. Após ser eleito, Pedro Calado promoverá uma votação pública, para que todos os funchalenses possam escolher as três propostas que serão financiadas pela Câmara Municipal do Funchal, até um valor máximo de 20 mil euros por projecto.