Saída apressada dos EUA condena afegãos

A retirada apressada imposta pelo presidente norte-americano, Joe Biden, do Afeganistão, condena afegãos e, mais ainda, afegãs a uma sobrevivência de sobressalto... A rápida partida do aeroporto de Cabul, capital afegã, feita em poucos dias tornou-se ainda mais urgente pelo atentado mortífero que matou muita gente, favorecendo os talibans, já que o prazo de saída imposto por eles não foi alterado.

Deixou milhares de pessoas em terra, nomeadamente naturais que colaboraram com o Ocidente e, neste momento, têm a cabeça a prémio...

Os trogloditas talibans podem fazer mil promessas conciliadoras, mas liquidarão os interpretes e guias afegãos colaborantes.

O pequeno êxodo que presenciamos no citado aeroporto foi dramático, doloroso e tudo o mais que se desenrolou, ao contrário do que afirmou Biden, não foi um êxito! Os biliões de dólares gastos ali durante tantos anos, não foram escrutinados? Que se fez de útil para o Afeganistão e para a massa populacional? A facilidade com que os assassinos talibans tomaram o poder, denunciou a ausência de (quase) tudo por parte do falhado governo afegão, cujo cobarde presidente nem um esboço de resistência iniciou...

Esta caótica saída é outra pesada derrota para os norte-americanos com militares norte-americanos mortos e toneladas de dinheiro a serem vertidos em solo afegão para coisa nenhuma!

Repetiu-se a mesma humilhação aquando da derrota no Vietname!

A Rússia e a China, já se perfilam para «prestarem ajuda»...

Vítor Colaço Santos