Coronavírus Madeira

Possível surto motiva encerramento de bar no Porto Santo

Pelo menos duas pessoas que trabalham num conhecido estabelecimento da Ilha Dourada testaram positivo à Covid-19. O primeiro a saber que estava infectado foi o DJ e as autoridades de saúde, acompanhadas pela PSP, encerraram ontem o Taskaki

None

Um dos bares mais frequentados do Porto Santo, o Taskaki, está encerrado depois de pelo menos duas pessoas, que trabalham no estabelecimento, terem sido diagnosticadas com Covid-19 - uma das quais o DJ.

O DIÁRIO sabe que a 'adjunta' do delegado de saúde do Porto Santo, Paula Jardino, que se fez acompanhar por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), ordenou ontem o encerramento do espaço depois de obtidos os resultados dos testes a pelos menos dois dos residentes.

Num primeiro momento, o proprietário recusou-se a encerrar o bar, alegando que queria facturar neste mês de Agosto, tendo inclusivamente recusado realizar o teste de despiste à Covid-19. Entretanto, o empresário acabou por ceder à ordem de encerramento e de testagem.

Comportamento de jovens no Porto Santo é "inqualificável", diz Idalino Vasconcelos

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo considera que a atitude de alguns jovens de férias na ilha, relativamente às regras de prevenção da pandemia, é "inqualificável" e contribuiu para um aumento de casos de covid-19 naquele território.

Todos os funcionários do referido espaço já foram testados à Covid-19, com recurso a teste PCR, estando agora a aguardar pelos resultados das análises que foram enviadas para o laboratório do SESARAM e que demoram, em média, 24 horas.

Contactado pelo DIÁRIO, o delegado de saúde do Porto Santo, Rogério Correia, assume que não tem muito conhecimento sobre o caso, porque se encontra na Madeira, mas sempre disse que esta "é uma rede local e que todos os contactos foram isolados até à obtenção do resultado do teste".

"O que eu posso dizer é que houve a impossibilidade de abrir o bar. Estamos a falar de uma pessoa infectada que espoletou uma cadeia de transmissão e as pessoas desse 'link' estão isoladas até à obtenção do resultado do teste PCR. Se nesse lote existem quatro ou cinco funcionários do bar, o bar simplesmente não abre", vinca o delegado de saúde da Ilha Dourada.

Segundo o último balanço, o Porto Santo contabiliza 81 casos activos de Covid-19.