Praia do Garajau - Espaço público ou coutada privada?

Sendo frequentador da praia do Garajau ainda desde o tempo em que era povoada pelas “barracas”, aproveito este espaço para questionar sobre o critério subjacente à abertura/ fecho do portão de acesso ao parque de estacionamento da praia.

Se durante cerca de um mês ainda esteve colocado um sinal de perigo por “queda de pedras” no início da descida, já há pelo menos um mês não existe qualquer sinalização, estando apenas a porta de acesso ao parque de estacionamento fechada, sem qualquer esclarecimento sobre o motivo do encerramento.

A requalificação da praia conferiu ao espaço uma melhoria ao nível estético, mas a acessibilidade parece se limitar aos clientes do teleférico e aos dispostos a percorrer a pé a distância considerável entre o portão fechado e a praia. Pelo menos enquanto lá estiveram as barracas, o povo não era impedido de se deslocar à maravilhosa praia nem coagido a pagar um serviço que não precisa apenas para aceder ao espaço. Agora parece cada vez mais uma coutada privada de alguns privilegiados!

João Figueira